Notícias / Agricultura

24/06/24 às 18:13 / Atualizada: 24/06/24 às 18:37

Cultivo da fruta mais produzida em MT é fomentado pelo Governo com entrega de 83 mil mudas só em 2024

Mudas foram entregues para agricultores familiares de 22 municípios expandirem ou iniciarem o plantio de banana no Estado

Josemar Macena* | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cultivo da fruta mais produzida em MT é fomentado pelo Governo com entrega de 83 mil mudas só em 2024

Governo apoia a produção de banana no Estado, com o programa MT Produtivo - Foto por: Secom-MT Governo apoia a produção de banana no Estado, com o programa MT Produtivo

Foto: Secom

O Governo de Mato Grosso repassou mais de 83 mil mudas de banana para agricultores familiares de 22 municípios mato-grossenses, de janeiro até agora. As entregas foram feitas pelo programa MT Produtivo Banana, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

O programa incentiva o cultivo da fruta que é a mais produzida e a mais consumida em Mato Grosso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Foto: Secom-MT

Os agricultores familiares receberam mudas de banana da terra anã, maça e nanica já prontas para o plantio.

Entre as comunidades beneficiadas, quatro são de Cuiabá: Marcolana, Mineira, Monte Sinai e Cinturão Verde, que, juntas, receberam 12,9 mil mudas.

São José dos Quatro Marcos foi o município que mais recebeu mudas para apoiar o projeto-piloto desenvolvido por mulheres produtoras familiares, da Associação Mato-grossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (Ampafad). Ao todo, foram entregues 15 mil mudas para o município.

Também foram destinadas 7.815 mudas para os produtores de Chapada dos Guimarães, que tem a agricultura familiar como uma das maiores fontes da economia local, junto com o turismo.

“Atualmente, mais de 87% dos 142 municípios mato-grossenses produzem banana, considerando que o nosso solo e clima são propícios para a produtividade da fruta. Nós queremos incentivar ainda mais essa produção e, além das mudas, o Governo oferece calcário para a correção do solo, kits de irrigação e apoio técnico”, declarou o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.



Foto: Secom-MT

*Sob a supervisão de Pollyana Araújo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet