Notícias / Agricultura

19/06/24 às 08:41

Redução no custo de produção da soja em MT

A comercialização da soja para a próxima safra ainda avança lentamente

Seane Lennon / Agrolink

Imprimir Enviar para um amigo
Redução no custo de produção da soja em MT

Foto: Divulgação

Segundo dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o custo de produção da soja para a safra 2024/2025 em Mato Grosso apresentou uma redução em maio de 2024. O Projeto Acapa-MT revelou que o custeio da temporada registrou um recuo de 1,67% em relação ao mês anterior, sendo estimado em R$ 3.962,44 por hectare.

Essa diminuição nos custos está associada principalmente à queda nos preços dos macronutrientes e defensivos agrícolas, que tiveram desvalorizações de 2,19% e 3,07% no comparativo mensal, respectivamente. Contudo, apesar da redução nos preços dos insumos, a comercialização da soja para a próxima safra ainda avança lentamente. Essa lentidão é atribuída à relação desfavorável entre o preço da soja e o custo de produção para o produtor. Atualmente, o preço médio ponderado da soja comercializada não cobre o custo operacional total (COT) em reais por saca, estimado em R$ 105,09 por saca.

Além disso, é importante destacar que o ritmo de aquisição de insumos nesta temporada está mais lento em comparação aos anos anteriores. Isso pode indicar um menor investimento por parte dos produtores e, com a aproximação da semeadura, pode resultar em atrasos na entrega dos produtos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet