Notícias / Agropecuária

15/06/24 às 18:58

Megaleite recebe comitivas estrangeiras de vários países

Larissa Vieira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Megaleite recebe comitivas estrangeiras de vários países

Foto: Assessoria

O Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, tem recebido a visita de comitivas internacionais de vários países da América Latina, Ásia e África ao longo dos cinco dias da Megaleite 2024. São produtores rurais e profissionais do agronegócio vindos da Índia, Colômbia, México, Equador, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Bolívia e Venezuela.

Criador de oito raças diferentes na Índia, o pecuarista Madan Yadav ficou impressionado com a qualidade dos animais Girolando em exposição na Megaleite. “É a primeira vez que visito o evento e o padrão racial das vacas e a produção de leite delas é algo admirável. É uma genética que tem muito a contribuir com a Índia, pois somos um dos maiores consumidores de leite do mundo”, diz Yadav.

Segundo ele, já existem animais Girolando em seu país, porém não recebem esse nome. “Enquanto no Brasil, os animais nascidos do cruzamento de Gir Leiteiro com Holandês são denominados Girolando CCG 1/2, na Índia não temos um nome específico para esses animais. Chamamos apenas de cruzados. Mas agora faremos uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando para que isso mude e seja adotado o nome Girolando para os animais. Isso ajudará a impulsionar a raça na Índia”, acredita.

No Panamá, a raça Girolando vem ocupando cada vez mais espaço nas propriedades, principalmente por ser mais produtiva mesmo em regiões de clima quente. “A única raça que suporta nossa condição climática é o Girolando, especialmente os animais CCG 1/2 que são bem rústicos e produtivos”, destaca o criador panamenho Valenti Barrios.

Os produtores panamenhos esperam que o governo panamenho desenvolva projetos para facilitar o acesso dos produtos aos embriões de Girolando. “O salto genético que se tem quando utiliza transferência de embriões é muito maior que quando usamos apenas a inseminação artificial. Porém, para nós, o custo do embrião ainda é alto para muitos produtores do Panamá. Caso tenhamos um programa do governo para democratizar esse acesso aos embriões, conseguiremos melhorar a produção de leite do país, como um todo”, assegura o criador e membro da Associação de Pecuaristas do Panamá Aquiles Betancourt.

Realizada de 11 a 15 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, a Megaleite 2024 é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e terá em sua programação mostra de várias raças leiteiras, palestras, minicurso, lançamentos, julgamento de animais, torneio leiteiro, espaço kids, área gourmet, dentre outras atrações.

Sobre a Megaleite
Esta é a 19ª edição da Megaleite, que desde 2016 acontece na capital mineira. A feira conta com o patrocínio da Codemge, Governo de Minas e Sicoob Central Crediminas. Apoio institucional do Sebrae/MG, Sistema Ocemg e CNA/FAEMG e a Rádio Itatiaia como Media Partner. O Parceiro Premium é a Alvoar Lácteos e os Parceiros Master são: Allflex, Tortuga, uma marca DSM, Agener União, UCBVET Saúde Animal, Agroceres Multimix, Zoetis, Alta, Genex Brasil, Boehringer Ingelheim, CRV Lagoa, Nutron e Semex. Canal Master: Terraviva; Apoio Master: Bebamaisleite.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet