Notícias / Agronegócios

14/06/24 às 22:06 / Atualizada: 14/06/24 às 23:03

Presidentes de Sindicatos Rurais de MT participam do Encontro Elas no Campo

Redação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Presidentes de Sindicatos Rurais de MT participam do Encontro Elas no Campo

Foto: Assessoria

O Encontro Elas no Campo, evento que celebrou e promoveu o protagonismo feminino e a liderança no setor agropecuário, movimentou o Cenarium Rural, em Cuiabá, nos dias 13 e 14 de junho. O evento, iniciativa do Grupo Valure com o patrocínio do Sistema Famato, recebeu mais de 500 mulheres do agronegócio mato-grossense, vindas de diversos municípios do estado.

O encontro reuniu diversas líderes do setor com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres no agronegócio e destacar seu papel essencial no desenvolvimento sustentável do campo em Mato Grosso.

Atualmente, a Famato representa 94 sindicatos rurais, dos quais nove são presididos por mulheres. Destas, seis marcaram presença no Encontro Elas no Campo, reafirmando o compromisso e liderança no setor. Estiveram presentes Maria das Dores de Souza, de Araputanga; Juliana Moreira de Lima Bortolini, de Jaciara; Juliana Mesquita, de Guiratinga; Ana Maria Callegari Onuma, de Nova Marilândia; Ana Paula da Silva Cordeiro, de Castanheira; Angelina Benedita Pereira, de Planalto da Serra e Daniela Caetano de Brito, de São Félix do Araguaia.

Além dessas líderes, o evento contou com a participação de Francisneia Silva, representando o sindicato de Novo São Joaquim, e Dinalva Ribeiro, representando o sindicato de Cuiabá. Também estiveram presentes a coordenadora da Famato Mulher, Josiane Vinha, a secretária geral, Gabriela Tomain, e Lorena Tomain, do Núcleo Sustentável.

 

A presença dessas líderes reforçou a mensagem central do encontro: a importância da participação feminina no campo e a necessidade de apoiar e incentivar mais mulheres a assumirem papéis de liderança. O evento reafirmou o compromisso de apoiar e reconhecer o papel crucial que essas mulheres desempenham em suas comunidades e no setor agropecuário de Mato Grosso.

O Encontro Elas no Campo proporcionou um espaço para troca de experiências, networking, discussão de desafios e celebração de conquistas, além de promover redes de apoio entre as participantes. Através de palestras e painéis, o evento destacou o impacto positivo que as mulheres têm no setor e a importância de continuar promovendo a presença feminina nas mais diversas áreas do agro.

“A participação das mulheres no agronegócio é vital para o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo. Eventos como o Elas no Campo são fundamentais para criar visibilidade e reconhecimento para essas líderes, inspirando uma nova geração de mulheres a se envolverem e liderarem no setor agropecuário”, disse a presidente da Famato Mulher, Luciana Tomain, durante sua participação no painel “A Mulher Protagonista no Agro”.

Além da produtora rural Luciana Tomain, participaram do painel “A Mulher Protagonista no Agro” Lorena Lacerda (CEO do Grupo Valure), Teresa Vendramini (pecuarista e conselheira na Embrapa), Maxielly Scaramussa (produtora rural) e Laurimar Vendusculo (chefe geral da Embrapa).

 

Ao longo do dia, aconteceram palestras que abordaram temas como ambidestria entre resultados e pessoas para um futuro de valor, o poder da comunicação no agro, hábitos que dificultam as mulheres de alcançarem o topo e as quatro inteligências para alta performance na vida. Os painéis simultâneos também discutiram cases de sucesso na atração e retenção de talentos no agro e como desenvolver uma carreira de sucesso com propósito..

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet