Notícias / Agricultura

14/06/24 às 19:22

Pesquisa traz recomendações técnicas para cultivo de gergelim em Mato Grosso

Gabriel Faria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pesquisa traz recomendações técnicas para cultivo de gergelim em Mato Grosso

Foto: Gabriel Faria

A cultura do gergelim tem crescido em Mato Grosso e para dar maior suporte aos produtores, a Embrapa, UFMT, IFMT Sorriso e Fundação MT realizaram uma pesquisa para definir índices técnicos para o cultivo da oleaginosa no estado.

Os ensaios foram realizados em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde e avaliaram, entre outros itens, diferentes espaçamentos, densidades de plantas e seletividade a herbicidas.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Agrossilvipastoril Vanessa Quitete, os resultados mostraram que a densidade de plantio com melhores resultados foi a de 6 kg/ha, com espaçamento de 0,45m entrelinhas.

“Com essa população foi possível reduzir a competição com as plantas daninhas, sobretudo na fase inicial da cultura”, explica a pesquisadora.

O controle de plantas daninhas é um dos principais desafios do cultivo do gergelim, uma vez que não existem cultivares resistentes aos herbicidas. Testes feitos em casa de vegetação mostraram que o Trifluralin e o Prometryn foram aqueles que tiveram melhor seletividade no estabelecimento da cultura, nos 30 primeiros dias. Dentre as cultivares avaliadas, a BRS Anahí e Trebol foram as que tiveram maior tolerância aos herbicidas.

Entretanto, os dados relacionados ao manejo das plantas daninhas ainda são preliminares, uma vez que foram realizados somente em casas de vegetação. Devido à curta duração deste projeto de pesquisa, não houve tempo para os testes de campo, necessários para que se possa fazer uma recomendação aos produtores.

As avaliações não identificaram a ocorrência de doenças nas plantas de gergelim. O fato da cultura ser nova na região médio-norte de Mato Grosso explica a ausência de patógenos causando danos à lavoura.

Um novo projeto de pesquisa para dar continuidade às avaliações fitotécnicas está sendo elaborado pela equipe que atuou neste trabalho. No momento, outros ensaios com o gergelim estão sendo conduzidos com o objetivo de avaliar novos genótipos do programa de melhoramento genético conduzido pela Embrapa Algodão. A Embrapa Agrossilvipastoril e a UFMT também já desenvolveram pesquisas relacionadas à qualidade dos grãos e redução de perdas na colheita

Diversidade de gênero na ciência

Este projeto de pesquisa foi financiado pela Fapemat por meio do edital Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, que buscou fomentar a atuação feminina na ciência. Além de ser liderado por uma mulher, o projeto contou somente com meninas entre as bolsistas de iniciação científica. 

 
  • Gergelim em Mato Grosso
  • Mato Grosso é o maior produtor de gergelim no país. De acordo com a estimativa da Conab, na safra 2023/2024 a área plantada no estado mais do que dobrou em relação ao ano agrícola anterior. São 382,1 mil hectares agora, contra 188,5 mil ha na safra 2022/2023.
    A expectativa da Conab é de uma produção de 191,1 mil toneladas de gergelim em Mato Grosso, o que equivale a 66% da produção nacional.
    Os municípios de Canarana e de Água Boa são os maiores produtores de gergelim no estado.



















Confira relacionado abaixo vídeo com relato da pesquisadora Vanessa Quitete sobre os principais resultados do projeto:

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet