Notícias / Prefeitura de Água Boa

13/06/24 às 20:44

Água Boa marca presença na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Água Boa marca presença na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Foto: Assessoria

Entre os dias 10 e 12 de junho, quatro servidores da prefeitura de Água Boa participaram como delegados da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em Cuiabá, que teve como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. Um deles foi eleito para representar a regional de Água Boa na etapa nacional, que vai acontecer em Brasília. 

Aproximadamente 600 pessoas de diversos municípios de Mato Grosso participaram do evento. De acordo com os servidores, Andreia Silva Brites Ribeiro e Carla Isabel Caetano de Brito (representado os usuários do SUS), Cristiane Raquel Ferreira Cândido (representado o governo) e Diego Alves Rodrigues (representando os trabalhadores da saúde) e a representante do Escritório Regional de Saúde de Água Boa, Cleonice, foi muito válido e gratificante participar da conferência e contribuir no debate de políticas públicas de saúde.

“Ficaremos na história como pessoas que participaram das discussões que ajudaram a propor novas diretrizes para a formulação da política de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, levando em consideração as demandas dos trabalhadores do SUS, e isso com certeza é muito sério e importante”, explicaram os servidores.

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (10), às 19h, com a Conferência Magna “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, com a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), Isabela Pinto. Além disso, aconteceu a apresentação e homologação do regimento. 

Na terça-feira (11), o evento contou com três palestras que discutiram os temas “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”, relacionado ao eixo I; “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”, do eixo II e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”, do eixo 3. 

No fim da tarde, os delegados foram divididos em três grupos, de acordo com os três eixos, para qualificar as propostas que vieram das conferências municipais e eleger as que deviam ficar a nível estadual e as que serão enviadas para a nacional.

Na quarta-feira (12), a mesa do comitê eleitoral e os representantes de cada eixo apresentaram as propostas e diretrizes aprovadas nos grupos. Todas as 15 propostas e as 3 diretrizes foram aprovadas e serão enviadas para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES).

Na eleição dos delegados que vão representar MT na 4ª CNGTES, a regional de Água Boa só poderia eleger um representante e após reunião entre os municípios presentes, a enfermeira Carla Isabel foi a eleita.

Mais fotos AQUI
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet