Notícias / Agricultura

07/06/24 às 08:09

Encontro da Comissão Famato Mulher em Sorriso reúne mais de 80 mulheres do agro

Redação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Encontro da Comissão Famato Mulher em Sorriso reúne mais de 80 mulheres do agro

Foto: Assessoria

Na última quinta-feira (06/06), o Sindicato Rural de Sorriso recebeu o segundo encontro da Comissão Famato Mulher, com o tema "Fortalecendo a presença da Família junto ao Sistema Sindical". O evento é parte de um projeto realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), que pretende visitar até outubro deste ano as 10 regionais da Famato, incluindo Alta Floresta, Sorriso, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis, Confresa e Canarana.

O evento, que contou com o apoio do Instituto Farmun, Bayer e Sindicato Rural de Sorriso, teve como destaque a participação de mais de 80 mulheres envolvidas no setor agropecuário. A Famato Mulher, presidida pela produtora rural Luciana Tomain, foi criada em 2023 com o objetivo de fortalecer o setor produtivo por meio de ações representativas que alcançam tanto o público rural quanto o urbano. A missão inclui aumentar a visibilidade da atuação da mulher no campo, despertar o interesse de jovens e crianças pelo agro e promover atitudes educacionais, sustentáveis e sociais.

Além de mulheres de Sorriso, a iniciativa contou com a participação de mulheres vindas de Sinop, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Ipiranga do Norte.

Durante o evento, Luciana Tomain compartilhou sua história de vida, experiências na fazenda e seu relacionamento com a família, destacando que a criação da comissão é a realização de um sonho pessoal e familiar.

Luciana também explicou sobre o sistema sindical rural e o papel de representatividade da Famato, além de destacar as áreas de atuação do Senar-MT, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), do Instituto AgriHub e dos Sindicatos Rurais.

O encontro contou com outras três palestras: “Instituto Farmun”, que abordou os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo instituto, apresentada pelo gestor de Projetos Pedro Júnior; “Conexão Mulheres no Agro”, ministrada pela engenheira agrônoma Laura Feuser Acco, da RTV Bayer Crop, que discutiu a importância da conexão e da participação feminina no agronegócio; e “Como se Filiar à Famato Mulher”, apresentada pela assessora da comissão, Marina Hinobo, que detalhou os procedimentos e benefícios de se filiar à Famato Mulher.

Entre os participantes estavam o gerente sindical Farid Tenório, que representou o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Sadi Beledelli, assim como os presidentes de sindicatos Marcelo Lupatini (Lucas do Rio Verde), Melquiades de Bastiani (Nova Ubiratã) e Karine Souza (Ipiranga do Norte).

As mulheres ainda puderam participar de dinâmicas, sorteios e interação. O formato adotado pela comissão proporcionou um espaço para troca de conhecimentos, networking e apoio mútuo, além de inspirar novas gerações a se envolverem no agronegócio.

“A presença feminina no agro é essencial para a diversidade e inovação no setor. A Famato Mulher está comprometida em engajar mulheres e aproximar as famílias do sistema sindical, fortalecendo a representatividade e a união no campo. Através de encontros, palestras e ações educativas, a comissão busca criar um ambiente mais inclusivo e sustentável, onde todos os membros da família possam contribuir e se beneficiar do desenvolvimento do setor agropecuário”, disse a produtora rural Luciana Tomain.

A Comissão Famato Mulher segue com seu calendário de eventos, buscando cumprir sua missão de apoiar e representar as mulheres e as famílias do agronegócio mato-grossense, promovendo ações que impulsionem o desenvolvimento sustentável e a inclusão social no campo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet