Notícias / Agricultura

05/06/24 às 07:15

Famato Mulher inicia série de encontros para fortalecer a presença da família no Sistema Sindical

Redação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Famato Mulher inicia série de encontros para fortalecer a presença da família no Sistema Sindical

Foto: Assessoria

Alta Floresta recebeu, nesta terça-feira (04/06), o evento "Famato Mulher - Fortalecendo a Presença da Família junto ao Sistema Sindical", realizado no Centro de Eventos Simenorte. Com o apoio do Sindicato Rural de Alta Floresta, o encontro marcou o início de uma programação que prevê 10 encontros regionais organizados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O objetivo é percorrer dez sindicatos rurais até outubro deste ano, promovendo a integração e o fortalecimento da presença feminina no setor agropecuário.

A Famato Mulher responsável pelo evento é presidida por Luciana Tomain, uma produtora rural cuja trajetória inspiradora foi um dos cases do encontro. Luciana compartilhou sua história de vida, narrando suas experiências na fazenda e com a família, além de detalhar a criação da comissão que hoje lidera.

Mais de 100 mulheres compareceram ao evento, demonstrando o crescente interesse e a importância da presença feminina no meio rural. As participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Instituto Farmun, uma iniciativa inovadora que tem o objetivo de conectar a sociedade ao setor agropecuário. Pedro Júnior, gestor de projetos do Instituto, apresentou uma palestra esclarecedora sobre os trabalhos e objetivos do Farmun, destacando a importância de projetos que proporcionam experiências educativas e informativas que promovem a compreensão e a valorização do agronegócio. Isso inclui a realização de atividades imersivas, como o programa Farmday, que oferece visitas guiadas a fazendas, palestras e atividades interativas para educadores e alunos.
Outra palestra de destaque foi a "Conexão Mulheres no Agro", apresentada por Thamiris Longaretti da RTV Sementes Agroceres, patrocinada pela Bayer. Thamiris abordou temas relevantes para as mulheres no agronegócio, incentivando a participação ativa e o empoderamento feminino no setor.

Thamiris destacou a participação feminina no setor agrícola, assim como a Liderança e Empreendedorismo: como as mulheres podem assumir papéis de liderança no agronegócio; Inovações e tecnologias no Agro e como as mulheres podem se beneficiar e se destacar nesse campo, assim como desafios específicos que as mulheres enfrentam no setor agrícola e as oportunidades para superá-los.

Além das palestras foram realizadas várias atividades, incluindo dinâmicas e sorteios de brindes. Essas atividades contribuíram para engajar as participantes, promover a interação e criar um ambiente descontraído e acolhedor.

O evento "Famato Mulher - Fortalecendo a Presença da Família junto ao Sistema Sindical" tem como propósito não apenas fortalecer a integração das mulheres no setor, mas também promover a troca de experiências e o crescimento conjunto. A iniciativa de levar esses encontros a diferentes regiões de Mato Grosso reflete o compromisso da Famato e do Senar-MT em apoiar e valorizar a contribuição feminina na agropecuária, reconhecendo o papel vital que as mulheres desempenham nas atividades rurais e na sustentabilidade do agronegócio.

Os próximos encontros prometem continuar esse movimento de valorização e capacitação, reforçando a presença feminina e familiar no sistema sindical rural. A expectativa é de que cada evento reforce a união e a troca de conhecimentos, contribuindo para um setor mais inclusivo e fortalecido.

Prestigiaram o evento os presidentes de sindicatos rurais: Walmir Coco (Alta Floresta); Luiz Olini (Nova Canaã do Norte); Nelson Obuti (Carlinda); Edvar Teixeira (Nova Monte Verde) e Gerre Buzetti (Paranaíta).

Confira os próximos encontros:

Sorriso – 06/06

Pontes e Lacerda – 02/07

Cuiabá – 13/07

Campo Novo do Parecis – 07/08

Juína – 09/08

Barra do Garças – 03/09

Rondonópolis – 05/09

Confresa – 01/10

Canarana – 03/10.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet