Mulheres casadas, com idade entre 25 e 44 anos e renda mensal de R$ 2 mil a R$ 10 mil, é o perfil dos viajantes mato-grossenses que costumam viajar pelo Estado. As informações constam na pesquisa “Hábitos de Consumo do Turismo em Mato Grosso”, promovido pelo Sebrae/MT. O levantamento apontou que 60% dos entrevistados costumam viajar no Estado.
O estudo mostrou que 53% dos viajantes são mulheres e 47% são homens. Cerca de 54,5% dos que viajam são pessoas casadas, 25% são solteiras, 11,9% divorciados, 8,4% viúvos. Em relação a faixa etária 51,6% tem entre 25 e 44 anos. 70% dos turistas de Mato Grosso tem renda mensal entre R$ 2 mil a R$ 10 mil. Em seguida que ganha até R$ 2 mil. Apenas 11,9% de quem ganha acima de R$ 10 mil viaja dentro do próprio Estado.
De acordo com a pesquisa as 10 regiões mais visitadas para o turismo no Estado de Mato Grosso são: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres, Barra do Garças, Poconé, Cáceres, Tangará da Serra, Jaciara, Diamantino e Bom Jesus do Araguaia.
Para 69% dos viajantes, o lazer é a principal motivação de se viajar no Estado, seguido por visitar a família e amigos (55%), negócios (31%), aventura (18%) e cultura (15). O tempo de estadia é de 5 a 7 dias em 63% dos casos. Contudo, nos municípios de Jaciara, Cáceres, Chapada dos Guimarães e Nobres, a quantidade de turistas que permanecem na cidade entre 1 e 4 dias é de aproximadamente 60%.
Os viajantes preferem viajar sozinhos (47%), com parceiro (32%), com a família (30%) e 11% embarcam junto com amigos. Para 35% ficar em hotel é a melhor opção de hospedagem, o mesmo percentual opta pela casa de familiares e amigos. Resorts é a preferência de 4%, 8% buscam hostels e 17% optam pelo Airbnb em Mato Grosso.
Em Barra do Garças, 35% dos turistas se hospedam em Airbnb. Em Tangará da Serra o destaque é para a casa de familiares ou amigos, que atinge 78% das estadias. Em Cuiabá, 50% dos turistas se hospedam em hotéis.
Perto de 60% dos turistas que visitam Chapada dos Guimarães e Barra do Garças gastam em média mais de R$ 2mil. Já os turistas que vistam Cáceres e Jaciara, pouco mais de 55%, estão dispostos a gastar de R$ 1 mil a R$ 2 mil.
Os turistas costumam viajar dentro do Estado nas férias (62%), feriados (20%), 9% na baixa temporada, 7% a trabalho e 1% no fim de semana. Os motivos para escolher as cidades são: natureza (60%), cultura local (35%), patrimônio histórico (32%), aventura (26%), dentre outras razões.
Para o gerente de Inteligência Estratégica do Sebrae/MT, Ricardo Willian Santiago, o estudo vai ao encontro as oportunidades que o pequeno negócio pode ofertar em seus produtos e serviços.
“Identificamos na pesquisa os perfis dos viajantes para que o empresário possa se preparar melhor para atender, para que o seu estabelecimento esteja apto para receber seja um grupo de negócios ou uma família, para que ele prepare atrativos que considerem as crianças, por exemplo. Trabalhar com essa inteligência de mercado ajuda o Sebrae a dar o melhor suporte e apoio para o empresário, mas vai além disso, também ajuda muito mais o empresário para que ele se prepare melhor e conheça melhor o seu cliente”, completa.
Foram ouvidas por telefone 1.097 turistas mato-grossenses entre os dias 09 de abril a 05 de maio de 2024. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.