Notícias / Governo de MT

29/05/24 às 22:33

Sesp forma 65 novos agentes de segurança para atuar no Sistema Socioeducativo

Servidores atuarão no atendimento de adolescentes em conflito com a lei que cumprem pedida judicial

Alecy Alves e Larissa Azevedo | Sesp-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sesp forma 65 novos agentes de segurança para atuar no Sistema Socioeducativo

Foto: Andréia Revelles Guarezi

A Secretaria de Estado de Segurança Pública realizou, nesta quarta-feira (29.05), a formatura de 65 agentes no IV Curso de Formação Inicial (CFI) do Sistema Socioeducativo. O curso teve como objetivo a capacitação de servidores que vão trabalhar no atendimento de adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida judicial em unidades da capital e do interior.

A formação dos agentes, 50 homens e 15 mulheres, durou 46 dias, somando 256 horas de preparação teórica e prática para a atuação nos Centros de Atendimento Socioeducativo de Internação e Casas de Semiliberdade (Casemi).  Após esse período de preparação para ingresso, os novos agentes ainda cumprirão 224 horas de estágio supervisionado nas unidades nas quais estão sendo lotados. 

A distribuição dos servidores, feita conforme as necessidades das unidades, ficou assim definida: 33 agentes para Barra do Garças (509 km de Cuiabá), 19 para Sinop (500 km de Cuiabá), sete para Rondonópolis (212 km de Cuiabá), cinco para Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá) e um para a capital Cuiabá. 



Durante o evento de formatura, o secretário adjunto de Segurança Pública, Héverton Mourett de Oliveira, ressaltou a importância da capacitação para o desenvolvimento das habilidades dos novos profissionais do socioeducativo.

“O desafio é nos colocarmos sempre como alguém que precisa aprender algo novo. É assim que a gente cresce, que nos tornamos mais experientes. Se eu acreditar que eu não preciso aprender mais, paro o meu processo de crescimento e deixo de contribuir com os meus parceiros, com a minha instituição, com a sociedade”, assinalou ele. 

O formando William Oliveira, representando os novos agentes, disse que entendeu o quanto a formação é necessária para ampliar as habilidades dos servidores. “Certamente, a experiência durante o curso nos aperfeiçoou por meio dos treinamentos físicos, que levaram nossos corpos ao limite, das aulas teóricas, que nos deu conhecimentos importantes para o exercício profissional, e das aulas práticas que, em grande medida, provou tanto os nossos talentos, quanto as nossas dificuldades técnicas, físicas e emocionais”, destacou. 

A secretária adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, disse que a formatura de novos servidores de carreira, nomeados pelo Governo do Estado, integra as políticas de ampliação, melhoria e modernização dos serviços e atendimento nas unidades socioeducativas de Mato Grosso.

“Com o ingresso desses 65 novos agentes vamos garantir a inauguração das unidades socioeducativas construídas pelo Governo do Estado nas cidades de Barra do Garças e Sinop, além da melhorias e ampliação do atendimento em outros municípios”, destacou Lenice Barbosa.


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet