Inspiração e conhecimento marcaram a visita de discentes do primeiro ano do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ao Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região(TRT23), em Cuiabá, neste mês de maio (14). Foram-lhes apresentadas especificidades estruturais e organizacionais da instituição, bem como suas competências e atribuições jurisdicionais. Tiveram, ainda, a oportunidade de aprofundar conhecimentos acerca da atuação do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), convidado a participar do evento.
A visita
Acompanhados(as) da professora de Direito do Trabalho Carla Reita Faria Leal, os(as) universitários(as) foram recepcionados(as) pela juíza-auxiliar da presidência Leda Borges de Lima, pelo juiz do Trabalho Juliano Pedro Girardello, pelo procurador do Trabalho Bruno Choairy Cunha de Lima e pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Alves Cardoso.
Na ocasião, a professora declarou: “O papel dessa visita é conscientizá-los que temos várias possibilidades de atuação enquanto estagiários e, depois, como servidores, juízes, advogados e afins. Estamos tentando demonstrar e familiarizá-los com a Justiça do Trabalho, que é tão importante como órgão de atuação, como espaço de atuação, que é o Direito do Trabalho”.
Choairy, vice-procurador-chefe do MPT-MT, ressaltou a importância de fazer essa aproximação entre os(as) recém-ingressantes da UFMT e os órgãos públicos que farão parte da vida acadêmica de cada um(a) e, futuramente, da vida profissional. “É muito importante que os alunos que estão ingressando agora no curso de Direito tenham acesso ao Tribunal e aos órgãos que com eles interagem, para entenderem como funcionam os sistemas de justiça e de proteção de direitos.”
A presidente da OAB/MT, por sua vez, destacou a preocupação de mostrar aos(às) estudantes a realidade do que acontece no mercado de trabalho. “Para mim, que tenho história e raiz na advocacia trabalhista, é uma grande alegria ter essa oportunidade de compartilhar um pouco da minha experiência com eles e desejar muito sucesso na carreira que escolherem.”
Com informações do TRT23