Notícias / Turismo

27/05/24 às 13:41

Atrativos e Roteiros - Sebrae Mato Grosso lança novos produtos turísticos para impulsionar setor durante a FIT Pantanal

ATRATIVOS E ROTEIROS

Redação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Atrativos e Roteiros - Sebrae Mato Grosso lança novos produtos turísticos para impulsionar setor durante a FIT Pantanal

Foto: Assessoria

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) irá lançar nesta quarta-feira (29), às 8h30, durante a ‘Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024)’, 53 novos produtos turísticos para impulsionar e fortalecer o setor em todo o estado. Os produtos envolvem uma rota, sete roteiros, 30 experiências e 15 atrativos que devem impactar 66 pequenos negócios de 20 municípios.
 
Com o tema ‘Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro e Negócios’, a FIT Pantanal, realizada pelo Sistema Fecomércio-MT e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), é considerada uma das maiores ações de fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em todo o estado. A FIT acontecerá de 30 de maio a 02 de junho. A programação se inicia às 14h e segue até às 17h, e a feira abre das 17h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal. As informações e inscrições gratuitas podem ser acessadas AQUI.
 
A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, reforça que o Sebrae/MT sempre atuou no processo de fortalecimento do segmento e desde o início participa da FIT Pantanal como impulsionador do turismo, visto que a atividade turística é fundamental na geração de renda e transformação de comunidades. 
 
“Os novos produtos apresentados na FIT vão contribuir com a potencialização dos empreendimentos do setor turístico de todas as regiões do estado porque engloba atrativos no Pantanal, no Cerrado, no Araguaia e na Amazônia. Por meio do turismo, os pequenos negócios se tornam capazes de gerar emprego e renda nos territórios, o que transforma todo o ecossistema turístico. O Sebrae Mato Grosso atua fortemente para que possamos mostrar ao mundo todas as riquezas mato-grossenses”, ressalta a diretora.
 
A gestora de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves, explica que 96% dos negócios da cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso são empreendimentos de micro e pequeno porte e que o setor é prioritário na atuação da instituição.
 
“Os empresários atendidos pelo Sebrae/MT foram preparados e receberam as orientações para adequar os seus empreendimentos para oferecer essas novas experiências para os turistas. Essa jornada de acompanhamento é feita por meio dos consultores que atuam na rede de agentes de roteiros turísticos. Toda essa preparação é fundamental para atrair cada vez mais turistas nacionais e internacionais e colocar Mato Grosso em evidência em todos os segmentos do turismo”, diz a gestora.
 
Marisbeth Gonçalves ressalta que o turismo é uma opção para a economia de baixo carbono e explica que o Sebrae/MT trabalha no fortalecimento dos princípios do turismo sustentável para os pequenos negócios.
 
“As orientações incentivam os empreendedores a se adequarem por meio de ajustes na matriz energética e para que possam também trabalhar a questão da água e da utilização de insumos da própria comunidade do entorno. O Sebrae/MT ofereceu todo o suporte para o lançamento desses novos produtos turísticos por meio de um trabalho em parceria com as secretarias municipais e estaduais, governo do estado, prefeituras, rede de agentes, governança local e também com apoio de toda cadeia do Turismo. Não fazemos nada sozinhos, atuar de forma cooperada e colaborativa foi fundamental para que esse resultado fosse conquistado”, afirma.
 
Com foco em dar visibilidade aos produtos turísticos criados pelo Sebrae Mato Grosso, o site TURISTANDO EM MATO GROSSO será lançado na mesma data para consolidar a estratégia de comercialização do turismo mato-grossense.
 
Casos de Sucesso
 
Um dos atrativos do turismo gastronômico que será apresentado durante o lançamento é o empreendimento Pé de Queijo, que fica em Nobres. Baseado na gastronomia autoral com espaço construído com criatividade, o negócio familiar foi premiado no mês de abril como Ouro no Mundial de Queijo. 
 
Outro produto que será apresentado é o Sítio Utopia, que fica em Guiratinga e é uma opção de turismo rural que apresenta técnicas do sistema agroflorestal sustentável e oferece vivências de feitio de bioartesanato. Outro destaque é a Pitayas Moura, uma propriedade que fica em Curvelândia e é referência regional na produção de Pitayas e abacaxi. Representante do turismo rural, oferece café da manhã aos turistas com quitutes à base de Pitayas como bolos, geleias, tortas, sorvetes, sucos e outras iguarias.
 
Em Sinop, o tour de arte sacra da Mari Bueno é um dos principais atrativos. A artista plástica é premiada e reconhecida no Brasil e no exterior. O tour percorre igrejas católicas que receberam, nos painéis internos e externos, pinturas de Mari Bueno e valoriza a história local de colonização e desenvolvimento.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet