Notícias / Educação

22/05/24 às 19:18 / Atualizada: 22/05/24 às 19:40

Projeto para transformar UFMT de Barra do Garças em Universidade Federal do Araguaia é aprovado no Senado

Plano para tornar o Campus Universitário do Araguaia em Universidade Federal do Araguaia será examinado na Câmara dos Deputados.

g1 Mato Grosso

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto para transformar UFMT de Barra do Garças em Universidade Federal do Araguaia é aprovado no Senado

Foto: Marcelo Borges

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, aprovou nesta terça-feira (21) um projeto que transforma o Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Universidade Federal do Araguaia, em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá. Agora o projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.
 
De acordo com a comissão, os alunos e professores serão automaticamente transferidos para a nova instituição, assim como a estrutura física e o patrimônio material do antigo campus.

Os recursos financeiros da Universidade Federal do Araguaia serão provenientes do Orçamento da União, com auxílios de entidades públicas ou privadas, operações de crédito e juros bancários, remuneração por serviços de assistência técnica e taxas cobradas pela prestação de serviços educacionais.

 
Para o senador Wellington Fagundes (PL), a iniciativa vai promover maior autonomia de decisões a unidade de ensino, que possui características próprias em relação aos demais campus da UFMT.
 
Ele disse que  a criação de uma nova universidade é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica e vai contribuir para a economia da região.
 
O estudante de agronomia, Elizeu Guedes, de 22 anos, acredita que a mudança irá agregar positivamente:
 
"Vão vir recursos maiores para universidade e a gente precisa dessa independência. Será ótimo!", disse.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet