Notícias / Governo de MT

13/05/24 às 18:40

Governo de MT envia 60 toneladas de donativos e reforça equipes no Rio Grande do Sul

Ao longo de cinco dias, foram arrecadados água, alimentos, itens de limpeza e higiene pessoais e roupas

Camilla Zeni | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo de MT envia 60 toneladas de donativos e reforça equipes no Rio Grande do Sul

Governo de MT começa enviar alimentos ao Rio Grande do Sul

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-M

O Governo de Mato Grosso encaminhou, nesta segunda-feira (13.05), 60 toneladas de doações para apoio às famílias no Rio Grande do Sul. A carga de donativos é acompanhada por duas equipes da Defesa Civil do Estado, que reforçarão o efetivo mato-grossense nas ações de ajuda humanitária no estado gaúcho.

Sob articulação da primeira-dama Virginia Mendes, o Governo de Mato Grosso disponibilizou quatro pontos de arrecadação de doações em Cuiabá e Várzea Grande, em diferentes regiões. Ao longo de cinco dias, foram arrecadados mais de 22 toneladas de roupas, colchões, lençóis e cobertores, 20 toneladas de água, 15 toneladas de alimentos, além de 2 toneladas de itens de limpeza e higiene pessoal e 1 tonelada de ração.

“Fiquei emocionada quando cheguei no Ginásio Aecim Tocantins, no sábado, e vi as doações e as pessoas chegando para entregar os donativos. Nós, mato-grossenses, somos muito solidários e, com a ajuda de todos, conseguimos bastante arrecadação. Meu coração transbordou de orgulho”, declarou a primeira-dama Virginia Mendes. 

Primeira-dama de MT acompanha carregamento de alimentos para serem enviados ao Rio Grande do Sul - Créditos: Christiano Antonucci - Secom - MT

Além do ponto de coleta no Aecim Tocantins, a população também procurou os postos de atendimento do Sine e Procon nas unidades do Ganha Tempo, em Cuiabá, e no Centro Estadual de Cidadania, em Várzea Grande, para as doações. De acordo com o superintendente de Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, as doações serão entregues em um centro de distribuição montado em Passo Fundo (RS). Depois, os donativos serão separados e enviados aos municípios afetados.

Primeira-dama de MT acompanha carregamento de alimentos para serem enviados ao Rio Grande do Sul - Créditos: Christiano Antonucci - Secom - MT

Reforço no efetivoJunto dos donativos, o Governo de Mato Grosso envia reforços para as ações de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul. Duas equipes da Defesa Civil foram enviadas ao estado gaúcho nesta segunda-feira (13), onde irão atuar na gestão de abrigos temporários, acolhimento às famílias afetadas e distribuição dos donativos.
“O Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul montou, no município de Santa Cruz do Sul, um posto avançado de recebimento e distribuição de donativos, e, atendendo a um pedido do estado gaúcho, nossa equipe de Mato Grosso se junta a agentes de outros estados, auxiliando na gestão dos donativos e fazendo essas doações chegarem àqueles que estão precisando”, explicou o superintendente, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.

Governo de MT começa enviar alimentos ao Rio Grande do Sul
Créditos: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Ajuda ao RSDesde o dia 3 de maio, o Governo de Mato Grosso presta apoio ao Rio Grande do Sul, com o envio de equipes especializadas das forças de segurança e equipamentos. 

Mato Grosso também foi autor da proposta que autorizou, via Conselho Nacional de Política Fazendária, a dispensa da apresentação de nota fiscal para o transporte de mercadorias destinadas como doação ao Rio Grande do Sul, criando um corredor humanitário.

Na última sexta-feira (10), o Governo do Estado também fez a doação de R$ 50 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), para ajudar nas obras de reconstrução do estado gaúcho.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até a manhã desta segunda-feira, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas intensas na região. Em razão do temporal, 147 pessoas morreram, 806 ficaram feridas e 127 estão desaparecidas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet