Notícias / Governo de MT

06/05/24 às 15:20

'Agora a gente vai conseguir produzir o ano todo', afirma produtor familiar que recebeu kit de irrigação do Governo de MT

Denivaldo Sette tinha que trabalhar fora da propriedade no período de seca porque não conseguia produzir e agora o plano mudou

Pollyana Araújo | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
'Agora a gente vai conseguir produzir o ano todo', afirma produtor familiar que recebeu kit de irrigação do Governo de MT

Denivaldo Sette recebeu kit de irrigação para produzir melhor em todas as estações

Foto: Marcos Oliveira/Prefeitura de Tapurah

Produtores familiares de Tapurah poderão produzir o ano inteiro com os kits de irrigação que receberam da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), numa parceria com a Prefeitura Municipal. O uso dos equipamentos entregues em março deste ano garantirá renda e manterá as famílias no campo.

Um dos 28 beneficiados com os kits é o produtor familiar Denivaldo Sette, que está animado com a oportunidade de trabalhar somente em sua propriedade neste ano, já que, no período de estiagem, poderá continuar produzindo. 

“Através da irrigação, a gente vai conseguir ter uma escala de produção para o ano todo e atender o mercado”, declarou.


Com o kit de irrigação, ele poderá assumir contratos mais longos de fornecimento - Foto: Marcos Oliveira/Prefeitura de Tapurah

Em 2023, Denivaldo restringiu a produção durante o período de estiagem e enfrentou dificuldades para assumir contrato mais longo, como o da merenda escolar.

"No ano passado, não conseguimos atender a demanda por causa do intervalo de produção. Seria um contrato para 12 meses e a escala de produção nossa era muito pequena. Agora, com os kits de irrigação, podemos produzir o necessário para a merenda escolar e até aumentar nossa produção geral," explicou Denivaldo.

Ele também teve que arrumar outro trabalho em um período em que não era possível manter a família somente com a renda da propriedade rural. 

Junto com a mulher e o filho, Denivaldo produz banana, abacaxi, mandioca, além de derivados de leite, como doces e queijos.


Reinaldo Kenede, do Departamento de Agricultura de Tapurah, disse que apoio é importante já que custo de equipamentos para irrigação é alto - Foto: Empaer/MT

Reinaldo Kenede Alves, médico veterinário do Departamento de Agricultura de Tapurah, enfatizou a importância do suporte para a agricultura familiar. 

"A irrigação tem um custo elevado e nem todos os pequenos produtores conseguem suportar. Portanto, esse apoio da Seaf é fundamental para nos ajudar a atender 100% do comércio local em legumes e verduras, e ainda expandir para outros municípios", declarou.

O secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, afirmou que o sistema de irrigação trouxe novo ânimo para os produtores familiares. 

“A produção constante ao longo do ano está se tornando uma realidade com os investimentos que o Governo do Estado tem feito. São ações práticas que não apenas aumentam os rendimentos, mas também promovem a estabilidade econômica das famílias”, pontuou.

 Desde 2019, o Governo do Estado entregou mais de 500 kits de sistema de irrigação aos produtores familiares mato-grossenses. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet