Notícias / Negócios

15/03/16 às 09:13 / Atualizada: 15/03/16 às 12:56

CAMELÔS: MT Fomento irá formatar linha de crédito específica para o segmento

Ação faz parte dos eixos centrais que serão trabalhados pelo Governo do Estado para fomentar a atividade

Maíza Prioli Sedec-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) vai desenvolver uma linha de crédito específica para o segmento dos camelôs de Mato Grosso, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic). A previsão é de que a linha de crédito seja apresentada ao setor ainda neste mês. A ação faz parte dos eixos centrais que serão trabalhados pelo Governo do Estado para fomentar a atividade.

A definição ocorreu durante reunião realizada nesta segunda-feira (14) entre o Secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, o presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, o deputado estadual Sebastião Rezende, o presidente da MT Fomento, Mário Milton Ferreira Mendes e a equipe técnica da agência.

De acordo com o secretário Seneri Paludo, a reunião desta segunda-feira é um dos desdobramentos do primeiro encontro entre a equipe da Sedec e o setor, realizado na semana passada. “Um dos pontos decididos foi a criação de uma linha de crédito que atenda às necessidades da categoria. Isso ficará a cargo da equipe técnica da MT Fomento, que deverá apresentar um escopo ainda neste mês”.

O presidente da MT Fomento, Mário Milton Ferreira Mendes, explica que a fonte dos recursos será do Fundeic e a MT Fomento será a operadora da linha de crédito. “Nossa equipe agora vai trabalhar para formatar os detalhes desta linha, como taxa de juros, requisitos obrigatórios a serem preenchidos pelos contratantes, montante de recursos do Fundeic que será disponibilizado para estas operações, condições de pagamento e ticket médio, entre outros”.

Segundo o presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, uma linha de crédito voltada ao segmento é uma demanda antiga dos camelôs. “Principalmente para o capital de giro, para que possamos comprar mercadorias e girar o nosso negócio. Com juros baixos e condições específicas, vamos conseguir um preço atraente para nossos clientes”.

O deputado estadual Sebastião Rezende pontuou que além de Cuiabá e Várzea Grande, existem associações de camelôs espelhadas por municípios como Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças, entre outros. “A nossa ideia é que a linha de crédito atenda a todos os camelôs do Estado, para que esse pequeno empresário possa ter condição de buscar recursos que fomentem sua atividade”.

A Associação dos Camelôs do Shopping Popular é formada por 500 micro e pequenos empresários, que possuem lojas no Shopping Popular de Cuiabá. Já em todo o Estado, segundo a associação, são cerca de dois mil profissionais.

Segmento – Além da formatação da linha de crédito, outros três eixos centrais serão trabalhados pelo Governo do Estado para fomentar a atividade: uma legislação estadual específica para o setor, que trate de um regime unificado de alíquotas de ICMS, cadeira do setor no Fórum Estadual Permanente das Micro e Pequenas Empresas (Fempe-MT), que está previsto na Lei Estadual das Micro e Pequenas Empresas, que tramita na Assembleia Legislativa; e por fim a discussão e apoio na criação de uma cooperativa dos camelôs, que poderá facilitar a importação de produtos diretamente de mercados como o asiático.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet