Notícias / Governo de MT

11/04/24 às 18:55 / Atualizada: 11/04/24 às 19:03

Nova Escola Técnica irá qualificar mão de obra para atender demanda da indústria têxtil em Campo Verde

Obra de unidade de ensino foi retomada pelo Governo de MT em 2020 após 10 anos parada e inaugurada nessa quarta-feira (10.04)

Cayron Fraga | Seciteci

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Escola Técnica irá qualificar mão de obra para atender demanda da indústria têxtil em Campo Verde

Escola conta com estrutura moderna e equipada.

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT/Reprodução

Inaugurada pelo Governo de Mato Grosso, nessa quarta-feira (10.04), a Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Campo Verde tem capacidade para contemplar mais de mil estudantes, com ensino especializado nos setores têxtil e de automação. A unidade de ensino irá atender a crescente demanda por profissionais qualificados, impulsionando, principalmente, a oferta de mão de obra para beneficiar o algodão, cuja produção de Campo Verde se destaca nacionalmente.

Com um investimento de R$ 16,8 milhões, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) retomou em 2020 o projeto que estava parado havia mais de 10 anos, para oferecer ensino de qualidade e preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho, com uma estrutura moderna e 100% equipada. 

O prédio tem mais de 5,5 mil metros quadrados de construção. 

Já em operação, a escola atende 130 alunos com cursos técnicos integrados ao ensino médio em Têxtil e Automação, em colaboração com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). 

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, enfatizou o papel da Escola Técnica de Campo Verde na educação e capacitação profissional dos jovens da região. Ele anunciou que, até o final do ano, Mato Grosso contará com 16 escolas técnicas, cada uma adaptada às necessidades de sua região, oferecendo cursos variados em setores como agropecuária, saúde, turismo e logística.

"Até 2026, Mato Grosso estará liderando a qualificação da população para o mercado de trabalho. Somente nesta escola, serão atendidos mais de mil alunos, entre educação básica e técnica. Além disso, há a possibilidade de oferecermos cursos tecnólogos da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) durante a noite, além de estabelecer parcerias com outras instituições", declarou.


Novos cursos

O diretor João Batista Franco Borges afirmou que, no próximo semestre, será disponibilizado o curso técnico em logística, e, em 2025, o curso de técnico em manutenção de máquinas industriais. 

Borges enfatizou o compromisso da escola em contribuir com a formação de mão de obra especializada, focando na área têxtil e abrangendo toda a cadeia produtiva do algodão. A meta é posicionar a instituição como uma referência nacional, preparando profissionais para atuarem em diversos setores, incluindo logística, automação e manutenção industrial.

"Queremos ser reconhecidos nacionalmente como uma instituição de referência, fornecendo profissionais capacitados para atuar em todos os aspectos do setor, desde logística até automação e manutenção de equipamentos industriais. Para a população, isso significa a oportunidade de qualificar seus filhos localmente, de forma gratuita e com qualidade", pontuou o diretor. 

A escola visa não apenas atender às demandas locais e regionais, mas também alcançar o mercado internacional, estabelecendo parcerias com multinacionais. Além dos cursos técnicos, a instituição planeja oferecer cursos de curta duração para suprir necessidades imediatas do comércio e da indústria local.

"Nosso objetivo é ser a principal fornecedora de mão de obra qualificada para o mercado, não apenas nas áreas mencionadas, mas também em empreendedorismo e atendimento ao público. Nosso foco nos próximos anos é alcançar o reconhecimento nacional como uma instituição de excelência na formação voltada para o ciclo do algodão", frisou Borges. 
  • Nova Escola Técnica irá qualificar mão de obra para atender demanda da indústria têxtil em Campo Verde
  • Nova Escola Técnica irá qualificar mão de obra para atender demanda da indústria têxtil em Campo Verde
  • Nova Escola Técnica irá qualificar mão de obra para atender demanda da indústria têxtil em Campo Verde
  • Nova Escola Técnica irá qualificar mão de obra para atender demanda da indústria têxtil em Campo Verde

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet