Notícias / Economia

15/03/24 às 09:21 / Atualizada: 15/03/24 às 09:37

Usina de etanol mostra confiança do investidor no Araguaia para produção sustentável de alimentos e combustível, constata Dr. Eugênio

Deputado do Araguaia participou do lançamento da usina em Porto Alegre do Norte na sede do governo. Presidente da empresa diz que obra vai empregar de 800 a 1.000 pessoas e até 300 funcionários fixos quando entrar em operação em 2026

Jonas da Silva / Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Usina de etanol mostra confiança do investidor no Araguaia para produção sustentável de alimentos e combustível, constata Dr. Eugênio

Lançamento de usina de etanol de milho em Porto Alegre do Norte.

Foto: Diogo Palomares/Assessoria

A instalação de uma nova usina de etanol de milho da empresa 3 Tentos em Porto Alegre do Norte é a prova do potencial de produção sustentável de alimentos e energia renovável, em respeito à natureza. E também é uma confiança dos investidores na agroindustrialização da produção no Vale do Araguaia.

A constatação foi feita pelo deputado Dr. Eugênio de Paiva, durante lançamento do empreendimento nesta quinta-feira (14/03), na sede do Governo do Estado, com a presença do governador Mauro Mendes, do vice-governador Otaviano Pivetta, de outras lideranças políticas e executivos da empresa.

O deputado informa que investidores têm prospectado e acreditado na potencialidade do desenvolvimento do Araguaia. Ele relembrou a instalação recente de usinas de etanol nos municípios de Canarana, Querência e agora em Porto Alegre do Norte.

“Quero cumprimentar você Luiz Osório e a 3 Tentos por acreditarem no Vale do Araguaia”, comemorou. “Quando vocês Luiz optaram em ir para o Araguaia, certamente fizeram estudos de viabilidade desse negócio. E através desse estudo, você viu a grandiosidade do nosso Vale do Araguaia”, destacou.

O presidente da empresa (CEO), Luiz Osório Dumoncel, informou que a planta para produção de etanol de milho e subproduto para nutrição animal (DDG) terá investimento de R$ 1,040 bilhão. O valor é metade do investimento de R$ 2 bilhões previsto pela empresa até 2030, anunciado em janeiro deste ano.

A obra da 3 Tentos empregará cerca de 800 a 1.000 funcionários. E quando entrar em operação, em janeiro de 2026, a usina terá entre 250 a 300 funcionários fixos. A usina processará 2,1 toneladas de milho diariamente e produzirá ao dia 935 metros cúbicos de etanol.


Produção sustentável

Dr. Eugênio explicou a importância e o impacto do investimento no Vale do Araguaia. “Estamos mostrando que podemos triplicar nossa produção e nossa área plantada, hoje de aproximadamente 2,2 milhões de hectares, sem ter que derrubar uma árvore se quer”, argumentou o deputado.

“Nós podemos chegar a esse nível de produção com sustentabilidade. Atendendo Luiz Osório a natureza, o interesse das futuras gerações. E principalmente o mercado mundial, onde você disse que de um universo de 8 bilhões de pessoas, nós ainda temos seres humanos passando fome”, reforçou o deputado sobre segurança alimentar propiciado por Mato Grosso, com a produção de alimentos.

O deputado cumprimentou o prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago, pela instalação da empresa no município.

Ao fazer a explicação, o deputado do Araguaia recordou o embate desde o ano passado, quando decisão da Justiça estabeleceu que áreas da região não poderiam ter produção agrícola, sob a tese de que se tratava de bioma equivalente ao Pantanal. Um impasse foi criado e foi necessária uma audiência pública para debater o tema, processo na Justiça e a contratação de estudo científico precisou ser feita para definir a questão.

“Governador e vice-governador, nós estamos vencendo uma resistência da legislação e estamos colocando aí para produzir 4,5 milhões de hectares que eram colocadas como áreas de uso restrito”, afirmou.


Empresa

A companhia é original de Santa Bárbara do Sul (RS), onde começou com produção de sementes. Suas atividades abrangem soluções digitais, a assistência técnica e venda de insumos a produtores, comercialização de grãos de soja, milho e trigo e processa matérias-primas para produção de farelo, biodiesel e etanol.

Nas próximas semanas, a empresa terá lojas físicas em Porto Alegre do Norte e Confresa com técnicos e agrônomos contratados para ofertar soluções e serviços. A empresa já tem uma unidade de esmagamento de soja e produção de biodiesel no município de Vera, cuja operação começou em novembro de 2023.

“Nosso reconhecimento maior é para o produtor mato-grossense. Esse empresário rural nos recebeu bem em 2021. E é com aumento da produção de soja, que vira alimento com o farelo de soja, e combustível renovável com o biodiesel, que nós confiamos no setor”, disse o CEO da empresa, Luiz Osório.
  • Usina de etanol mostra confiança do investidor no Araguaia para produção sustentável de alimentos e combustível, constata Dr. Eugênio
  • Usina de etanol mostra confiança do investidor no Araguaia para produção sustentável de alimentos e combustível, constata Dr. Eugênio

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet