Notícias / Cidades

11/03/16 às 09:23

Lucas do Rio Verde é o primeiro município a ter coleta 100% mecanizada

Gustavo Nascimento | Gcom-MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
O governador Pedro Taques participou do lançamento do sistema de coleta mecanizada de lixo e resíduos sólidos de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá), nesta quinta-feira (10.03). Com o novo modelo, a cidade não utilizará mais garis e os trabalhadores serão capacitados para exercerem outras funções no município.

Ao todo, o projeto contou com um investimento de R$ 5 milhões. Para Taques a experiência de Lucas do Rio Verde precisa ser levada para outros municípios mato-grossenses. “Lucas do Rio Verde precisa ser estudada, as palavras convencem as pessoas, mas são os exemplos que arrastam”, afirmou o governador.

Lucas do Rio Verde se tornou a terceira cidade do país a adotar o sistema 100% mecanizado. O governador exaltou a medida de dar mais dignidade aos cidadãos e reconheceu a importância dos profissionais e a oportunidade de requalificação. “O caminho foi dado para que possam trilhar o próprio destino, requalificação para exercer as funções com dignidade em outros lugares. Não interessa o que fazem, desde que façam de forma correta”.

O prefeito do município, Otaviano Pivetta, se emocionou com a iniciativa que dará melhores empregos e oportunidades para os trabalhadores.

A cidade já realizava a coleta seletiva, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Agora, o município é o primeiro a contar com o sistema 100% mecanizado em todo o Centro-oeste, se juntando a outras duas cidades brasileiras: Uberlândia (MG) e Campinas (SP), ambas da região sudeste.

O modelo adotado pelo município começou a ser instituído em 2013, com o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Em 2014, começaram a ser instalados os contentores de lixo em todas as ruas da cidade. Hoje, as 3.600 unidades são responsáveis pela coleta de 60 toneladas por mês.

Existem dois tipos de contentores, um azul para o recolhimento de lixo reciclável e um laranja para resíduos úmidos. O município ainda está testando um contentor exclusivo para folhas e gramas. Também foram adquiridos caminhões equipados com um sistema de lavagem para limpar os recipientes.

Um Ecoponto também foi criado para o recebimento dos materiais, no local, a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Lucas do Rio Verde (Acorlucas), realiza a separação e destinação dos produtos, toda a renda é revertida para nove famílias.

Com o novo sistema, os trabalhadores que atuam na coleta de lixo estão sendo qualificados para atuar em outros setores. Dezoito dos 32 servidores já participaram de um curso de qualificação na área da panificação.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet