Notícias / Saúde

20/02/24 às 13:03

MT Hemocentro convoca doadores de sangue para repor estoque; unidade abrirá neste sábado (24)

No momento, a maior carência é pelos tipos O Positivo (O+) e O Negativo (O-)

Ana Lazarini | SES-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
MT Hemocentro convoca doadores de sangue para repor estoque; unidade abrirá neste sábado (24)

Doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e altruísta

Foto: Secom

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está com o estoque em situação crítica. Para incentivar as doações de sangue, a unidade abrirá excepcionalmente neste sábado (24.02), das 8h às 12h. 

Embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento a maior carência é pelos tipos O Positivo (O+) e O Negativo (O-).

“Precisamos muito trazer novos doadores de sangue para o MT Hemocentro e oportunizar que as pessoas que não conseguem fazer estas doações nos dias de semana, venham ao sábado. Estamos com os estoques estratégicos muito abaixo do ideal e é necessário reverter este quadro. Uma doação pode salvar até quatro vidas e todo tipo sanguíneo é bem-vindo”, disse a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.

As doações podem ser agendadas por meio deste link. O voluntário também pode agendar a doação pelo número (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou pelo tradicional telefone fixo (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e altruísta. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Quem pode doar?

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca indo doar em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Serviço

Para ser um doador de sangue, basta procurar a sede do MT Hemocentro, localizada na Rua 13 de Junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

A hemorrede em Mato Grosso ainda conta com 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs), que estão localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Juara, Juína, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet