Notícias / Saúde

31/01/24 às 15:43

Prevenção de HIV: você já ouviu falar em PrEP e PEP?

Cristiane Cândido | Ascom - AB

Imprimir Enviar para um amigo
Prevenção de HIV: você já ouviu falar em PrEP e PEP?

Foto: Freepick

O Carnaval está chegando e estamos aqui pra te lembrar que quando se fala em HIV ou qualquer outra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), o método mais eficiente para a prevenção, é o uso de camisinhas, que são distribuídas gratuitamente em todas as unidades de Saúde públicas de Água Boa.

Além dos preservativos feminino e masculino, o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece outras duas medidas importantes com nomes parecidos, mas ações diferentes, a PrEP e a PEP.

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) como o próprio nome sugere, é um método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção como gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e outro não). Sendo assim, deve ser consumido antes da exposição ao vírus.

Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), é uma medida preventiva de urgência, após uma situação de risco, ou seja, atende indivíduos já expostos ao vírus (sexo desprotegido, violância sexual, acidente de trabalho). Deve ser tomado até 72 horas após a exposição ao vírus e o tratamento é realizado por meio de dois medicamentos antirretrovirais diários ao longo de 28 dias, de modo a eliminar o HIV.

Todo dia é dia de combate às IST’s. Use camisinha e na dúvida procure sua unidade de saúde para realizar um teste rápido ou para saber mais sobre os métodos preventivos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet