Notícias / Meio Ambiente

27/01/24 às 07:51 / Atualizada: 27/01/24 às 08:02

Ibama realiza operação contra ranchos às margens do rio Araguaia, em Goiás e MT

Nas imagens registradas é possível ver que a estrutura do rancho foi colocada abaixo. Além disso, os escombros foram incendiados

Eduardo Pinheiro / Mais Goiás

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

Ibama realiza operação contra ranchos às margens do Rio Araguaia, em Goiás e MT
(Foto: Reprodução)

O Ibama realizou operação para coibir a ocupação irregular à beira do Rio Araguaia, na divisa entre Mato Grosso e Goiás. Moradores da região relatam que tiveram ranchos que ficam às margens do rio destruídos durante a ação, que ocorreu nessa semana.

Uma moradora de Aruanã relata que o rancho construído às margens do Rio Araguaia, no município de Cocalinho, no Mato Grosso, foi destruído após a ação policial. Ela afirma que antes da operação houve rumores, mas ninguém foi avisado.

Nas imagens registradas é possível ver que a estrutura do rancho foi colocada abaixo. Além disso, os escombros foram incendiados.

“Se temos isso daqui é porque somos descendentes de Aruanã. É costume nosso fazermos ranchos, gastarmos para ter isso aqui. Olha só que fizeram que nosso rancho, que gastamos para reunir família”, diz.

Perguntada pela reportagem se o rancho é regularizado, a moradora não respondeu.

A ação ainda destruiu estruturas de metal colocadas às margens do Rio Araguaia.

O Ibama informou ao Mais Goiás que se trata de uma operação realizada por determinação da Justiça Federal em Barra do Garças, no Mato Grosso.

O que estabelece o Código Florestal?
O Código Florestal estabelece a proibição de construção nas margens de rio a partir de 30 metros até 500 metros, a depender da largura do curso d’água, já que se tratam de áreas de preservação permanente.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet