Notícias / Meio Ambiente

21/01/24 às 09:52 / Atualizada: 21/01/24 às 10:00

Verde Novo abre primeira ação do ano na Corrida de Reis 2024 com distribuição de mil mudas

Eli Cristina Azevedo / TJ/MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Verde Novo abre primeira ação do ano na Corrida de Reis 2024 com distribuição de mil mudas

Foto: Ednilson Aguiar

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do projeto Verde Novo, do Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), foi parceiro da 39ª edição da Corrida de Reis, realizada na manhã de domingo (14 de janeiro), na Capital, com a distribuição de mil mudas de árvores nativas e frutíferas ao público presente.
 
A participação em uma das principais provas do Brasil e a maior do Centro-oeste, com mais de 15 mil inscritos, marca a primeira ação do ano do projeto que conta com diversos parceiros pela conscientização e preservação do meio ambiente.  
 



“Sempre recebemos parceiros pontuais para várias ações que ocorrem no decorrer do ano. Esta é a primeira de 2024 e hoje contamos também com a parceria importante da Enersim, gestora de energia limpa e sustentável, que está conosco doando à população 500 mudas e uma tag com informações sobre o passo a passo de como fazer o plantio adequado”, pontuou o coordenador do projeto Verde Novo, Sérgio Savioli.
 
Todos que compareceram ao ponto de doação do Verde Novo, fixado nas tendas instaladas próximas à chegada da corrida, na Praça das Bandeiras, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, puderam garantir sua plantinha, a exemplo da funcionária pública federal, Márcia Stefanello. Ela levou mudas de ipês rosa, branco e pata-de-vaca. “Conhecia o projeto e queria muito uma muda. Quando soube que ia ter a distribuição na corrida fiz questão de vir garantir a minha. Acho importante e necessário ter árvores, principalmente nas grandes cidades que tem muitos prédios, a arborização é de grande valia e ajuda bastante a incentivar e a cuidar do meio ambiente”, ressaltou.
 



Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso também participaram, como o gestor de capacitação no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Carlos Campelo, que também participa de competições nacionais e internacionais. “Fico muito entusiasmado e feliz em falar desse projeto que a Justiça está emplacando e tem tudo a ver com a conscientização ambiental e com a corrida. Trazendo o cuidado que a gente deve ter com o planeta, o cuidado especial que a gente pode ter com o corpo e com a vida”, avaliou.
 
Presente na corrida, o secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, da Assembleia Legislativa, Elias Pereira dos Santos Filho, também enalteceu a iniciativa da Justiça Estadual. “O Judiciário está de parabéns com esse projeto que ajuda a preservar e resgatar o título de Cuiabá Cidade Verde. A gente precisa plantar, reflorestar nossa cidade e só com ideias assim poderemos mudar esse calor e o aquecimento global”, enfatizou.
 



A Corrida de Reis teve um percurso de 10 km, começando na Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, e encerrando na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. Os campeões foram: na categoria masculina, Josephat Joshua Gisemo, da Tanzânia e na categoria feminina, a brasileira kleidiane Jardim, de Itatiba (SP).
 
Sobre o Verde Novo – É um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado em 2017 pelo Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), desenvolvido em cooperação com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde, Energisa e TV Centro América.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet