Notícias / Meio Ambiente

28/12/23 às 09:25

Animais silvestres ameaçados de extinção são resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar

Cervo e arara-canindé foram encaminhados para locais adequados de acolhimento onde vão receber os devidos cuidados

Animais silvestres ameaçados de extinção são resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar

Foto: Reprodução/CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou em dois resgates de animais silvestres nas cidades de Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra, na segunda e terça-feira (25 e 26.12). Tratam-se de um cervo e uma arara-canindé - ambos considerados ameaçados de extinção - capturados em zona urbana. 

Eles receberam os devidos cuidados e foram encaminhados para locais adequados de acolhimento de animais silvestres. 

Na terça-feira (26.12), a 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), em Lucas do Rio Verde, foi acionada para realizar o resgate do cervo que estava no pátio de um armazém.

O cervo de aproximadamente 55 cm de altura e 50 kg conseguiu escapar das primeiras tentativas de captura.

Para auxiliar na operação, um médico veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) foi chamado ao local. Com o uso de um dardo tranquilizante, o cervo foi imobilizado e resgatado com segurança.

Após o resgate, o animal foi entregue ao CETAS de Lucas do Rio Verde para receber os cuidados adequados.

Em Tangará da Serra, na segunda-feira (25.12), a 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) capturou a arara-canindé em uma residência.

A ave tinha ficado presa em uma cerca por dois dias e não conseguia voar. Ela foi retirada do local com o uso de luvas, garantindo a segurança durante o resgate.

Posteriormente, a arara foi encaminhada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para os cuidados veterinários necessários.


 
Fonte: Assessoria CBMMT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet