Notícias / Saúde

08/03/16 às 10:03

História de pioneirismo marca presença feminina na Odontologia

ZF Press

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
História de pioneirismo marca presença feminina na Odontologia

Presença feminina na Odontologia

Gerações de mulheres têm desempenhado um papel importante na odontologia brasileira: a busca pelo reconhecimento de seu trabalho. Desde a década de 1980, as faculdades do curso têm formado mais mulheres do que homens no país – numa crescente feminização da profissão. Somente no Estado, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO MT) aponta a marca de 4.350 trabalhadoras inscritas na área de saúde bucal. Um número que se traduz em muitas histórias e conquistas.

Para a cirurgiã-dentista cuiabana Norma Cristina Boehler Iglesias Araújo, a paixão pela carreira começou lá no início – na escolha pelo curso. “Sempre quis algo que pudesse contribuir com o desenvolvimento das pessoas de forma diferenciada. Auxiliar o sorriso, promover a alegria e amenizar a dor. Foi assim, ao unir odontologia e musicoterapia, que encontrei a minha vocação. E lá se vão 30 anos”, ressalta.

No país, a primeira mulher a receber o título de cirurgiã-dentista foi Isabella Von Sydow, em 1899. Antes dela, outra brasileira, Antonia d'Avila, recebeu o título, mas era da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos. Pioneiras no estudo da odontologia, elas quebraram barreiras tradicionais e definiram normas e padrões para outras gerações da “medicina dentária”. Ao longo do tempo, o interesse feminino aumentou em virtude do caráter liberal da profissão e por permitir jornada de trabalho flexível.

Norma complementa: “a odontologia é uma profissão delicada. Ela atua com uma área muito sensível – a cavidade bucal. Nós, mulheres, trouxemos para a profissão a sensibilidade em perceber os pequenos detalhes. Aliás, poder contar com horários flexíveis, em nossa rotina corrida, nos permite conciliar a atividade com as demais do dia-a-dia. Hoje, somos maioria em cursos de especialização e no serviço público”.  

Nessa jornada, uma nova aliada surgiu em seu caminho: sua filha, a cirurgiã-dentista Adriane Boehler Iglesias Araújo. “Minha mãe é um exemplo a seguir. Tenho a honra de tê-la como família, amiga e colega de profissão. Trocamos ideias, planejamentos e novidades. É uma parceria incrível”, destaca Adriane, que atua na área há 10 anos.

“Meus filhos cresceram na odontologia. Entre 91 e 95, participei do CRO MT como conselheira e secretária. Na época, eu atuava como presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cuiabá e também no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Posso dizer que trouxe a minha experiência e, da mesma forma, aprendi muito com o CRO MT – de legislação, administração até a troca de conhecimento sobre a nossa área”, enfatiza Norma.

Tanto mãe quanto filha ressaltam: neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, não podemos esquecer a importância do acompanhamento odontológico regular. Cuidar da saúde bucal é continuar num caminho de conquistas e sorrisos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet