Notícias / Meio Ambiente

20/12/23 às 10:52

De arara a tamanduá: confira quais espécies de animais a Nova Rota resgatou e tratou em 2023

Trabalho, que não é uma obrigação contratual, conta com a parceria de clínicas e órgãos ambientais

Raquel Ferreira Machado

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
De arara a tamanduá: confira quais espécies de animais a Nova Rota resgatou e tratou em 2023

Foto: Assessoria

Arara, tamanduá-bandeira, seriema, papagaio, coruja, gato e cachorro. Em comum, todas essas espécies tiveram exemplares resgatados, tratados e reinseridos em seus habitats pela Nova Rota do Oeste ao longo de 2023. Ao todo, 24 animais foram recolhidos no trecho sob concessão da BR-163/364 e encaminhados para tratamento em clínicas especializadas conveniadas com a empresa. A medida faz parte do compromisso com o meio ambiente, com foco na proteção e preservação da fauna, que renderam à Rota o 1º lugar entre todas as concessões federais no Prêmio Via Viva, entregue pelo Ministério dos Transportes.
 
Segundo o levantamento da Nova Rota, 55% dos resgates foram relacionados a animais silvestres, que receberam o tratamento adequado e, após restabelecidos, foram reinseridos na natureza. O recolhimento mais recente é referente a uma arara canindé encontrada com ferimentos na asa e bico às margens da rodovia na região Nova Mutum. A ave foi encaminhada à clínica AuKiMia, parceira da Nova Rota em Sorriso-MT, e está em tratamento.
 
Segundo a médica veterinária Lilian Caldeira Martins de Medeiros, responsável pelo atendimento da ave, a arara canindé levada pela Nova Rota à clínica se trata de uma ave jovem que estava iniciando a prática do voo e não apresentava fratura óssea, porém tinha diversas fraturas de cálamo (base da pena). Após receber os cuidados, ela se restabelece para ser devolvida à natureza com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
 
“O resgate imediato com o deslocamento preciso fora fundamental para que a ave recebesse o tratamento adequado. Estamos em contato permanente com a equipe da Nova Rota para que diante de algum evento como esse possamos atuar de forma rápida e assertiva para restabelecermos o animal”, comenta a veterinária, destacando que “diante de ocorrências inevitáveis o suporte imediato para o resgate faz diferença na preservação da fauna”.
 
O resgate e tratamento de animais encontrados no trecho sob concessão da BR-163 faz parte da política de Sustentabilidade da Nova Rota. Os animais, independentemente da espécie, encontrados feridos às margens da rodovia são recolhidos pelas equipes operacionais e encaminhados ao local adequado para realizar o tratamento que é feito de acordo com a orientação do médico veterinário que faz o atendimento.  Todo o tratamento é custeado pela empresa.
 
Após o tratamento do animal, é feito o encaminhamento, que pode ser para a Sema quando se trata de silvestres para a reinserção na natureza; ou para um abrigo credenciado em casos de cães e gatos, que são colocados para adoção responsável. A Nova Rota do Oeste reforça que maus tratos e abandonos de animais é crime e pode resultar em sansões penais.
 
As ações da Concessionária perante a fauna foi um dos quesitos que levou a Nova Rota a conquistar o Prêmio Via Viva, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O reconhecimento considera as práticas ambientais e cuidados com o meio ambiente adotado pelas concessionárias de todo o país.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet