Notícias / Esportes

07/03/16 às 14:15

Definidas 15 das 19 sedes dos jogos escolares e estudantis

Primeira regional começa em abril na cidade de Paranatinga, com equipes do sul e sudeste de Mato Grosso

Marcio Camilo | Seduc-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Definidas 15 das 19 sedes dos jogos escolares e estudantis

Estudantes durante a solenidade de abertura da fase estadual dos jogos estudantis em Campo Novo do Parecis (2015) - Foto por: Marcio Camilo - Seduc-MT Estudantes durante a solenidade de abertura da fase estadual dos jogos estudantis em Campo Novo do

Foto: Marcio Camilo - Seduc-MT

Já foram definidas 16 das 19 sedes que irão receber os Jogos Escolares e Estudantis neste ano.  As competições – realizadas pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) – começam em abril e envolvem estudantes, professores, técnicos e árbitros da maioria das 141 cidades de Mato Grosso.    

O município que sediar os jogos só tem a ganhar em aprendizado e investimento na área. Isso porque, durante as competições, serão realizadas palestras, cursos de arbitragem e capacitação para os técnicos das modalidades de basquete, vôlei, futsal, handebol e futebol de campo.

Além disso, as cidades sedes ficarão com todo material esportivo dos jogos. São os chamados “Kits Esportivos” que contêm bolas e redes das modalidades disputadas nos jogos.

Conforme o coordenador de Esportes Educacionais, da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Manoel Fonseca, a importância dos jogos também está na parte pedagógica, pois serão premiados os três primeiros colocados de cada divisão, o que vai dar um total de 36 equipes premiadas, isso nos Jogos Estaduais de Seleções Municipais Estudantis. Já os Jogos Escolares da Juventude seguem o formato nacional determinado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Em relação às sedes, as 10 regionais dos Jogos Escolares já estão definidas. Falta ainda definir duas cidades para sediar dois dos quatro estaduais escolares que serão realizados nos meses de julho e agosto. Paranatinga será a cidade a receber a primeira regional do escolar, entre os dias 1 e 6 de abril.

Já das cinco sedes dos jogos estudantis, três já estão definidas. Ainda há vagas abertas para receber o estadual de handebol, entre os dias 27 de agosto e 3 de setembro;  e o estadual de futsal, entre os dias 8 e 15 de outubro.

Para os municípios interessados em ser sedes dos jogos escolares ou do estudantil, a manifestação pode ser enviada de duas formas: pelos Correios ou via e-mail. Pelos Correios com o destinatário “Agrícola Paes de Barros, S/N - Verdão, Cuiabá - MT, 78030-210, Ginásio Aecim Tocantins”. Já de maneira eletrônica a manifestação pode ser enviada para o e-mail desportoelazer@secel.mt.gov.br. O documento deve ser digitalizado e assinado pelo prefeito da cidade.

Histórico

Os Jogos Escolares e Estudantis são as competições mais tradicionais realizadas com estudantes secundaristas no Brasil. Em seus primórdios, a primeira edição dos Jogos Escolares (fase nacional) foi realizada em 1969, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Naquela época o evento era denominado de Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs).

Já a primeira edição dos Jogos Estudantis Matogrossenses foi realizada no ano de 1973, na cidade de Cuiabá, quando Mato Grosso ainda não era dividido. Sendo assim a competição contou a com a participação de atletas vindos das cidades do atual Mato Grosso do Sul, como Campo Grande e Corumbá. Nessa época o Estudantil classificava seleções mato-grossenses para disputar os JEBs, que era a fase nacional da competição.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet