Notícias / Prefeitura de Água Boa

17/11/23 às 17:52 / Atualizada: 17/11/23 às 17:59

UCT de Água Boa vai realizar campanha no Dia Nacional do Doador de Sangue

Cristiane Cândido | Ascom

Imprimir Enviar para um amigo
UCT de Água Boa vai realizar campanha no Dia Nacional do Doador de Sangue

Foto: Assessoria


A equipe da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa vai realizar uma campanha no sábado, dia 25 de novembro, data em que é celebrado o “Dia Nacional do Doador de Sangue”. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e também sensibilizar a população para a importância da doação.

A ação está marcada para começar às 7h30 e segue até às 16h, do dia 25/11, na UCT, Rua 16, nº 349, Bairro Centro II (anexo a ESF Central).

Caso não possa participar da campanha, saiba que pode agendar sua doação para o dia que for melhor pra você. Procure a UCT ou entre em contato pelos telefones (66) 3468-5510 ou 9 9998-2895.

Veja a seguir as condições básicas para doar:
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos (16 e 17 anos) deve estar acompanhado pelos pais ou seu responsável legal. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);
  • Pesar mais de 52 quilos; 
  • Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe. Também são aceitas as versões digitais dos documentos em aplicativos oficiais: carteira nacional de habilitação digital, registro geral digital e carteiras de classe digital. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento ou prints de tela e fotos de documentos;
  • Dormir no mínimo quatro horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar duas horas antes da doação.
Ao se candidatar a doar você vai passar por uma entrevista que é sigilosa e tem objetivo de dar maior segurança para o doador e para os pacientes que vão receber o sangue. Os profissionais enfatizam que é de extrema importância responder as perguntas com sinceridade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet