Notícias / Prefeitura de Água Boa

13/11/23 às 18:32

Secretaria de Saúde de Água Boa reforça necessidade de comparecer nas consultas agendadas ou informar a desistência

Toda ausência sem justificativa nas consultas agendadas traz diversos prejuízos a quem agendou, ao município e a todos os usuários do SUS

Cristiane Cândido | Ascom - AB

Imprimir Enviar para um amigo
Secretaria de Saúde de Água Boa reforça necessidade de comparecer nas consultas agendadas ou informar a desistência

Foto: Ascom - AB

Estudos indicam que, em média, mais de 30% dos pacientes faltam a consultas, exames e cirurgias marcadas pelo  Sistema Único de Saúde (SUS), gerando diversos prejuízos a quem agendou, ao município e a todos os usuários do SUS.

Em Água Boa, infelizmente, também estão sendo registradas diversas faltas a consultas e exames médicos. Diante dessa situação, a Secretaria de Saúde reforça a importância da população comparecer às consultas agendadas ou avisar/desmarcar com antecedência.

 Principais prejuízos da sua falta:

 
  • compromete a capacidade de marcação de consultas de sua unidade de saúde;
 
  • dificulta o acesso de outros usuários ao sistema de saúde;
 
  • acarreta aumento do prazo de espera para a realização de uma determinada consulta/procedimento;
 
  • gera gastos financeiros, haja vista que o serviço é pago pelo município mesmo quando o usuário não comparece a um atendimento agendado.
 
Para contribuir com o SUS, também é muito importante manter seus dados sempre atualizados, informando em sua unidade de saúde qualquer mudança de endereço ou no telefone, para que a equipe consiga entrar em contato para confirmar sua presença.


Sua atitude pode ajudar a diminuir a fila do SUS e salvar outras vidas

Se souber que não vai comparecer na data da consulta ou procedimento agendado, ou mesmo se já realizou, procure a Central de Regulação, no Centro de Saúde ou pelos números 34685500 / 34685507 /34685522, para comunicar e desmarcar a data.

Quando você avisa com antecedência, você garante que outra pessoa da fila possa ser atendida, evita a ociosidade da equipe médica, gastos desnecessários e ainda diminui o tempo de espera da fila do SUS.

O SUS é de todos nós, mas a sua eficiência também depende muito da contribuição de cada um.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet