Notícias / Cultura

12/11/23 às 08:45 / Atualizada: 12/11/23 às 09:12

Cuiabá - Caminhada Consciência Negra: Judiciário e parceiros lutam por sociedade mais justa e com equidade

Keila Maressa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá - Caminhada Consciência Negra: Judiciário e parceiros lutam por sociedade mais justa e com equidade

Foto: Assessoria

Maioria no Brasil e minoria nas faculdades, a pessoa preta, ainda hoje, luta para provar que a cor de sua pele não define seu lugar na sociedade. Em apoio a essa batalha, o Poder Judiciário de Mato Grosso, juntamente com parceiros, realiza em 20 de novembro a ‘Caminhada Consciência negra’. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos que se identificam com a causa.
 
A concentração será às 8h, na Praça 8 de abril. Na sequência, o grupo irá descer as avenidas José Monteiro de Figueiredo (antiga Lava Pés) e Miguel Sutil até chegar ao Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá.
 
A campanha é realizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e conta com os seguintes parceiros: Escolas dos Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Magistratura Mato-Grossense, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Também estarão na caminhada a Associação Mato-Grossenses dos Magistrados, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, bem como Água Puríssima.
 
Durante a caminhada, dentre as vertentes que serão abordadas, está a homenagem a algumas personagens que lutaram pelas vidas pretas como Tereza de Benguela e Mãe Bonifácia.
 
Benguela foi líder de um dos maiores quilombos de Mato Grosso, se não do maior, chamado Quilombo do Piolho ou do Quariterê. Sob suas orientações, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas. Era conhecida como “Rainha Tereza”. Enquanto estava viva, comandou a estrutura política, econômica e administrativa do quilombo, mantendo um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou roubadas das vilas próximas. Os objetos de ferro utilizados contra a comunidade negra que lá se refugiava eram transformados em instrumentos de trabalho, visto que dominavam o uso da forja.
 
Já Mãe Bonifácia foi uma negra alforriada que teve papel crucial na vida da população preta da Cuiabá do século 19. Ela acolhia e orientava os escravos a seguirem pela água para que não pudessem ser farejados por cachorros e encontrados pelos feitores da época. Ela era chamada de mãe pelo fato como era bondosa com os negros. Hoje ela empresta seu nome à um dos grandes parques da Capital mato-grossense, o Parque Mãe Bonifácia, localizado na Avenida Miguel Sutil.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet