Notícias / Agronegócios

07/11/23 às 11:50 / Atualizada: 08/11/23 às 09:51

Escola Agrícola Ranchão em Nova Mutum oferta 160 vagas para Técnico em agropecuária

Cristina Cavaleiro / Senar

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Escola Agrícola Ranchão em Nova Mutum  oferta 160 vagas para Técnico em agropecuária

Foto: Assessoria

Na próxima segunda-feira, 06 de novembro inicia as inscrições da pré- matricula para o curso de técnico em Agropecuária da Escola Agrícola Ranchão (Unidade Senar-MT) no município de Nova Mutum. São oferecidas   160  vagas com cadastros de reserva para alunos matriculados no ensino médio , iniciando o 2º ou 3º ano e aos  estudantes que  já tenham concluído  esse nível  de escolaridade.

A   pré-matrícula   encerra dia   12 de janeiro de 2024.  O curso têm quatro pilares; animal, vegetal, agroindústria e a infraestrutura do Agro, com  carga horária de 1.600h, mais 800h de estágio  interno e externo  com duração de dois anos.  

Segundo o gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros   o objetivo é preparar o   jovem profissional para o mercado do agronegócio, principalmente porque hoje existem uma enorme carência de técnicos para preencher essa lacuna das grandes empresas do Agro.  Até porque as pesquisas mostram   que a graduação   é bem –vinda  e está evoluindo para o nível de gestão.

“ Entendemos que a mão- de -obra técnica do dia a dia da propriedade rural, ou da empresa do ramo  estão escassas e o técnico em agropecuária faz essa leitura, tanto  na parte animal , como na vegetal.  Ou seja, prepara esse aluno durante dois anos para que ele saia conhecedor da    prática e pronto para atuar na propriedade rural”, explanou Marcos.

Ainda de acordo com o gerente de Educação Formal do Senar-MT, sob  a gestão da Prefeitura de Nova Mutum , a   instituição existe há 30 anos. Atualmente a instituição de ensino conta com 110 hectares, expandindo para 160 hectares, através de   setores produtivas, desde a agro indústria, pecuária leiteira de corte, piscicultura, ovino, aves e também toda parte da agricultura. Além dos ciclos anuais com a cultura da soja, milho e toda horticultura, por meio uma horta   famosa no município de Nova Mutum, além de uma parte de fruticultura.

“ É um ambiente preparado  para que esse estudante tenha uma  experiência e vivencie  não só em sala de aula  mas  na prática , colocando  a mão no dia a dia na  operação, onde ele vai aprender  os desafios, porque  teoria traz  um conhecimento e na hora que vai colocar a “mão na massa”  vai trazer uma riqueza de conhecimento e experiência   além da teoria”, ressaltou Marcos.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet