Notícias / Logística

04/08/23 às 07:13

ANTT é indicada ao prêmio P3 Awards com projeto em infraestrutura ferroviária

Cerimônia de premiação ocorre em Nova Iorque (EUA), no dia 26/10

ANTT é indicada ao prêmio P3 Awards com projeto em infraestrutura ferroviária

Foto: Assessoria

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi indicada novamente, neste ano, no P3 Awards, premiação internacional que tem como objetivo reconhecer e condecorar iniciativas bem-sucedidas em parcerias público-privadas (PPP) firmadas por instituições de todo o mundo. A indicação foi na categoria “Melhor Projeto de Estrutura Financeira” (Best Financial Structure Project).

O projeto de destaque trata da “Inovação com Investimento Cruzado na Antecipação do Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM”, que trata do primeiro investimento cruzado como parte das obrigações em razão da prorrogação antecipada, do contrato de concessão da EFVM, por mais 30 anos, para a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). O valor do investimento é de aproximadamente R$ 2,54 bilhões. A iniciativa de Investimento cruzado aconteceu em parceria com a Infra S. A.

A implementação da ferrovia representa inúmeros benefícios para o país, como: estimular a exploração de reservas minerais ainda pouco exploradas; proporcionar alternativa no direcionamento de cargas para os portos do Norte e Nordeste, principalmente aquelas produzidas em Goiás, Mato Grosso e Rondônia, e, assim, reduzir o percurso e o custo do transporte marítimo de grãos e minérios exportados para os portos do Oceano Atlântico, Europa, Oriente Médio e Ásia; e outros.

A cerimônia que anunciará os vencedores ocorrerá no dia 26/10, em Nova Iorque (EUA).

Histórico - No ano passado, a ANTT ficou em 1º lugar na categoria de “Melhor projeto de rodovia, ponte ou túnel", com o projeto da concessão da BR-116/101/SP/RJ (Presidente Dutra e Rio-Santos). O sistema viário da BR-116/101/RJ/SP liga as duas maiores regiões metropolitanas do país (São Paulo e Rio de Janeiro). É também a principal ligação entre o Nordeste e o Sul do país e tem o maior volume de tráfego diário do Brasil. A extensão total do segmento é de 625,8 km.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet