Notícias / Prefeitura de Água Boa

10/10/23 às 09:10

Água Boa participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social em Cuiabá

A palestra do evento foi dirigida pela ex-ministra do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Márcia Helena Lopes

Fernanda Moraes | Ascom - AB

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Água Boa participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social em Cuiabá

Foto: Ascom - AB

Água Boa participou da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social realizada em Cuiabá, nos dias 04, 05 e 06 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, categoria de Sociedade Civil dos Trabalhadores e Entidade Governamental.

O tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!” foi proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), no qual abordou cinco eixos, sendo esses o Financiamento, Controle Social, Articulação entre os segmentos da sociedade civil, Serviços, Programas e Projetos Socioassistenciais e Benefício de Transferência de Renda.

A palestra foi dirigida pela ex-ministra do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Márcia Helena Lopes.

Conforme destaco pela secretária da Setasc (Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania), Grasi Bugalho, as conferências são espaços democráticos e de participação social na sua organização, sendo um espaço onde a sociedade civil, os usuários, os trabalhadores e a gestão do SUAS possuem para avaliar as ações que eles executaram. Além disso, analisar as convergências dessas ações com a realidade local e em especial, se o sistema está sendo efetivo para a sua finalidade que é atuar sobre a vulnerabilidade dos usuários.

 
Foto: Reprodução/Ascom-AB
Na conferência, também foram definidos, por meio de votação, os delegados que representarão Mato Grosso na 13ª Conferência Nacional de Assistência, em Brasília. Água Boa teve a assistente social Valquíria Soares Dantas Ferreira eleita, com a atribuição de avaliar a Política Nacional de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

Além da presença de Valquíria, o município também foi representado pela secretária executiva dos Conselhos Municipais Célia Cristina Carvalho Moreira.

Vale ressaltar que as conferências dos municípios do Estado de Mato Grosso já ocorreram, entre os meses de abril a julho e contaram com palestras dos conselheiros estaduais, técnicos da secretaria adjunta de Assistência Social (Saas) e palestrantes convidados (ex-conselheiros do Ceas).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet