Notícias / Saúde

03/03/16 às 13:11

Fique atento ao desenvolvimento do seu dente do siso e evite problemas de saúde

Tabata Mertz

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Antes de realizar a extração do dente do siso – terceiro molar, o odontologista deve avaliar as condições do dente e também da boca, verificando se existe espaço suficiente para que ele se encaixe na arcada dentária sem comprometer o posicionamento dos outros dentes.

Portanto, se a erupção do terceiro molar for completa, ele estiver saudável e bem posicionado, possibilitando uma higiene bucal adequada, ele deve ser preservado. Porém, caso exista a necessidade de ser removido e o paciente demorar muito para procurar um especialista, o dente do siso pode acarretar sérias consequências, não só para a saúde bucal.

Quando não existe espaço adequado para o nascimento do dente do siso o ideal é que ele seja removido antes dos 30 anos. Isso porque a raiz do dente irá se calcificar ao longo do tempo, se misturando com o osso, tornando um procedimento que seria simples – a extração – em um risco para a saúde, com o aumento da possibilidade do surgimento de uma infecção.

Essas infeções, decorrentes de um desenvolvimento inadequado do terceiro molar, caso não sejam tratadas a tempo, podem acarretar prejuízo graves não só para a saúde bucal.

O dente do siso ocupa um espaço com muitos nervos e é de difícil acesso para o dentista. A falta de higienização adequada, devido ao incorreto posicionamento de um dente, possibilita o acúmulo de bactérias, levando ao desenvolvimento de infecções que podem chegar à corrente sanguínea, desencadeando doenças mais sérias no organismo.

Existem comprovações de que infecções bucais podem, por exemplo, ser responsáveis doenças cardiovasculares como a pericardite – inflamação do pericárdio - ou o infarto do miocárdio, além do AVC – Acidente Vascular Cerebral. Consultar regularmente um especialista e avaliar a saúde bucal é a maneira mais eficaz de evitar esse tipo de risco.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet