Notícias / Agropecuária

03/10/23 às 12:48

Mudança de manejo melhora produção de leite em 107%

As orientações foram dadas pela ATeG do Senar-MT

Nágera Dourado / Comunicação/ Senar-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mudança de manejo melhora produção de leite em 107%

Foto: Assessoria

Mudanças simples de manejo do gado trouxeram bons resultados ao Sítio Santa Helena do bovinocultor de leite Adriano Diaz, de Tangará da Serra. Nesses dois anos sendo atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), as vacas passaram a ser tratadas na sombra e ficaram mais perto dos bebedouros. Adequações que não precisaram de grandes investimentos e melhoraram em mais de 100% a produção do leite.

Segundo o produtor rural, a família era envolvida nessa cadeia produtiva desde 2002, mas sem qualquer orientação. “Era sempre sem assistência, da nossa cabeça, fazíamos do jeito que a gente achava que era certo, ninguém nunca tinha orientado. Com a assistência do Senar-MT, todo mês vem um médico veterinário aqui em casa que entende melhor dos animais e nos ajuda muito”, destacou.


Sombreamento sugerido pela ATeG

O médico veterinário é o técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Danilo Lúcio Oliveira, que é quem acompanha toda essa evolução na propriedade. “Quando chegamos aqui em 2021, a produção era de 130L e hoje está em 270L. A produção aumentou com a mesma quantidade de vacas, apenas fazendo mudanças no manejo como o sombreamento, ração e trato dos animais”, afirmou.

As orientações deram tão certo que Adriano Diaz resolveu se inscrever no Torneio Leiteiro do município, pela primeira vez. “Sempre fui convidado, mas nunca me interessei. Agora com as dicas da assistência técnica pensei que talvez tivesse uma chance e realmente deu certo”.


Ferramentas de gestão também têm ajudado

O produtor se empenhou tanto que decidiu acompanhar a vaca Londrina em todo o processo. “Fiquei com ela durante todo o dia, alimentando conforme o Danilo tinha orientado, fazendo o manejo que ela já estava acostumada”.

Enquanto o produtor se dedicava ao Torneio, sua esposa Daiane Regina tomou conta da propriedade. “Sempre ajudamos um ao outro, mas depois da ajuda do Senar, agora anotamos tudo no caderno, acompanhamos certinho. Ficou muito mais fácil para trabalhar”, destacou a produtora.

Metodologia – Supervisionada pelo zootecnista, Túlio Marçal, a ATeG Bovinocultura de Leite está presente em 1.616 propriedades rurais e em 75 municípios de todo o estado. Segundo o profissional, o maior objetivo é estabelecer e implantar um modelo de gestão nas propriedades, englobando todo processo produtivo para contribuir na tomada de decisão.



“Acompanhamos desde o manejo com os animais, nutrição do rebanho, manejo do solo para produção de alimento até o levantamento do custo de produção para produzir um litro de leite. Assim, o técnico de campo consegue auxiliar e orientar os produtores nas tomadas de decisões dentro da propriedade”, destaca.

A ATeG é ofertada sem custo aos produtores rurais. Para participar, basta entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade e solicitar a demanda. Após a manifestação do interesse será analisada a logística dos atendimentos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet