Notícias / Turismo

02/10/23 às 12:41 / Atualizada: 02/10/23 às 18:38

Viagem no Tempo: Museus e sítios arqueológicos indispensáveis no Egito

Viagem no Tempo: Museus e sítios arqueológicos indispensáveis no Egito

Tesouros antigos do faraó Tutancâmon

Foto: TIMOTHY A. CLARY/AFP

O Egito é um livro aberto onde cada página conta uma história de civilizações antigas, faraós e descobertas arqueológicas. É um destino que fascina viajantes, historiadores e curiosos de todo o mundo. Para aqueles que estão considerando os pacotes para Egito e querem fazer uma verdadeira viagem no tempo, reunimos os museus e sítios arqueológicos que você não pode perder.


1. Museu Egípcio no Cairo
 
Aninhado no coração da cidade, este tesouro espera por todos aqueles com sede de descoberta e é frequentemente um destaque nas aventuras turísticas pelo país.
 
Uma coleção inigualável: Este museu abriga a maior coleção de artefatos egípcios antigos do mundo. Desde a máscara dourada de Tutancâmon até impressionantes sarcófagos, o Museu Egípcio é uma visita obrigatória.
 
Interatividade e aprendizado: Com exposições especialmente desenhadas para serem interativas, é um local onde adultos e crianças podem aprender de forma lúdica sobre a rica história egípcia.
 
Uma viagem pelo tempo: Ao adentrar os corredores do Museu Egípcio, os visitantes são imediatamente transportados para uma era onde os faraós governavam e os deuses eram venerados em majestosos templos. Cada objeto conta uma história, cada inscrição revela um segredo.
 
As famílias podem participar de caças ao tesouro organizadas, onde as crianças são incentivadas a buscar e identificar artefatos específicos, tornando a experiência educacional ainda mais envolvente. Além disso, com audioguias disponíveis em diversos idiomas, os visitantes têm a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e apreciar verdadeiramente a magnitude das civilizações que uma vez habitaram as terras do Egito.


2. As Pirâmides de Gizé e a Esfinge
Foto: Anton Aleksenko
Em meio ao vasto deserto, erguem-se testemunhos da genialidade e determinação do povo egípcio.
 
Uma maravilha do mundo antigo: As pirâmides são a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda permanece de pé. A visita permite entender mais sobre a grandiosidade da arquitetura e engenharia egípcias.
 
Guardiã dos segredos: A Esfinge, com seu corpo de leão e cabeça de humano, é outro marco essencial. Sua enigmática presença tem inspirado inúmeras teorias e lendas ao longo dos anos.
 
Experiência imersiva no deserto: Passear pelo platô de Gizé é como ser transportado para um mundo de mistério e admiração. Sentir a vastidão do deserto ao redor, enquanto se contempla a monumental estrutura das pirâmides, é algo que toca a alma.
 
Para as crianças, a oportunidade de montar camelos nas proximidades oferece uma experiência divertida e única, proporcionando uma nova perspectiva desses antigos monumentos. Ao se aproximar da Esfinge, o silêncio e o respeito são quase palpáveis. Guias locais estão sempre prontos para compartilhar histórias fascinantes sobre a construção, os propósitos e as curiosidades dessas estruturas milenares, enriquecendo ainda mais a visita.
 

3. Templos de Luxor e Karnak
Foto: Frantic/Freepik
Entre o esplendor do Nilo, surgem estruturas que falam do fervor religioso e da magnificência dos tempos antigos.
 
Centro do poder divino: Estes templos, localizados na antiga cidade de Tebas, são testemunhos da relação dos faraós com os deuses. Suas colunas maciças e inscrições detalhadas revelam histórias de rituais e celebrações.
 
Jornada entre deuses e reis: Ao caminhar pelos corredores destes templos, os visitantes se veem cercados por relatos em pedra das conquistas, cerimônias e mitologias do antigo Egito. Em Karnak, o Templo de Amon-Rá destaca-se pela sua grandiosidade, sendo frequentemente considerado o maior templo religioso já construído. As crianças, em especial, ficam fascinadas pelos obeliscos e estátuas gigantes que guardam os portões do templo.
 
Em Luxor, a Avenue of Sphinxes, uma estrada flanqueada por esfinges com cabeças de carneiro, serve como um lembrete impressionante da fé e da devoção dos antigos egípcios a seus deuses. Para aqueles que desejam aprofundar ainda mais sua experiência, muitos guias locais oferecem passeios noturnos, quando os templos são iluminados, criando uma atmosfera mágica e misteriosa, perfeita para absorver a energia e o espírito do local.


4. Vale dos Reis e Vale das Rainhas

Foto: AlexAnton/Shutterstock
Nestes vales sagrados, o legado dos antigos monarcas do Egito encontra seu repouso final, imerso em mistério e esplendor.
 
 
Eternidade em pedra: Aqui estão as tumbas de muitos faraós e rainhas, incluindo Tutancâmon. As tumbas são adornadas com hieróglifos e pinturas que retratam a jornada do falecido ao outro mundo.
 
Descobrindo segredos subterrâneos: O Vale dos Reis e o Vale das Rainhas são verdadeiros labirintos subterrâneos de descoberta e maravilha. Cada câmara mortuária, esculpida na rocha, é uma cápsula do tempo que guarda rituais, crenças e esperanças dos governantes que uma vez lideraram o antigo Egito.
 
Conexão com o Divino: Os vales não são apenas locais de sepultamento, mas também centros espirituais que conectam o mundo dos vivos ao reino divino. Os antigos egípcios acreditavam que, ao honrar e preparar os mortos adequadamente, garantiriam sua passagem segura para a eternidade. Assim, templos e monumentos adjacentes foram construídos em homenagem aos deuses, buscando sua proteção e benção.
 
Ao passear por esses sítios arqueológicos, os visitantes podem sentir a reverência com que os egípcios tratavam o ciclo da vida e da morte. Além disso, muitos dos rituais e cerimônias praticados nesses locais eram conduzidos por sacerdotes, reforçando a conexão inquebrável entre a realeza e o divino no antigo Egito.


5. Abu Simbel

 
Foto: Unaihuiziphotography/Freepik
Nas profundezas do sul egípcio, à beira do majestoso Rio Nilo, erguem-se os impressionantes templos de Abu Simbel, testemunhando o esplendor e a paixão de uma era passada.
 
Monumentalidade às margens do Nilo: Os templos de Abu Simbel, dedicados a Ramsés II e sua esposa Nefertari, são notáveis não apenas por sua grandiosidade, mas também pela incrível operação de realocação para salvar os templos da inundação causada pela construção da Represa de Assuã.
 
Uma homenagem à eternidade e ao amor: Erguido como uma demonstração de poder e devoção, Abu Simbel surpreende todos os visitantes com suas colossais estátuas de Ramsés II que guardam a entrada principal. As imensas figuras esculpidas na rocha parecem saudar aqueles que vêm de terras distantes, revelando o poder e a majestade do faraó. Dentro, a complexidade das esculturas e hieróglifos conta a história de batalhas, deidades e momentos cotidianos, oferecendo um vislumbre da vida e crenças daquela era.
 
O templo menor, dedicado a Nefertari, é um testemunho raro da reverência a uma rainha, demonstrando a estima e o amor de Ramsés por ela. A delicadeza das inscrições e das pinturas neste templo é uma celebração à feminilidade e ao poder divino da rainha.
 
A rica tapeçaria histórica do Egito oferece uma janela única para o passado. Os museus e sítios arqueológicos do país não são apenas pedras e artefatos; são narradores silenciosos de uma era onde deuses e faraós caminhavam lado a lado. Seja qual for seu interesse – arte, história, arqueologia ou todos os anteriores – o Egito promete uma viagem inesquecível através do tempo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet