Notícias / Governo de MT

18/09/23 às 19:37

Estratégia para recuperar 5 mil hectares do Cerrado em MT é apresentada em exposição agropecuária

Programa Juntos pelo Araguaia prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas

Lorena Bruschi | Sema-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Estratégia para recuperar 5 mil hectares do Cerrado em MT é apresentada em exposição agropecuária

Atendimento da equipe executora na Expoleste, em Barra do Garças

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a equipe executora do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) apresentaram a iniciativa e a estratégia estadual para recuperar 5 mil hectares do Cerrado, durante a 38ª Expoleste, feira agropecuária de Barra do Garças, que terminou neste domingo (17.09), após uma semana de programação. A ação fez parte do estande da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). 
 
O programa prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que influenciam diretamente na conservação do Rio Araguaia.

Conforme a superintendente de Gestão da Desconcentração e Descentralização da Sema (SGDD), Helen Farias, a mobilização social é de suma importância para adesão dos produtores. "É necessário que todos conheçam a iniciativa, os benefícios de recuperar as áreas degradas para melhorar a  quantidade e qualidade da água do Rio Araguaia", afirma. 

O representante da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Geraldo Donizete Lúcio, cita a importância do projeto para a agricultura familiar, já que os rios e cursos d'água garantem a produção de alimentos da população do entorno. 

"É um projeto fantástico de recuperação das bacias hidrográficas do Araguaia. Quando a gente se depara com um projeto como este, de proteção do nosso Rio Araguaia, a Empaer se sente privilegiada por ter um projeto como este no rol de expositores", avalia. 

A Expoleste é a maior feira agropecuária do calendário de Barra do Garças, no leste de Mato Grosso. O evento ocorreu no parque de exposições Eliziário José de Farias, com uma programação de cinco dias com shows nacionais, feira de expositores, rodeio, palestras, entre outras atrações.


Atendimento da equipe executora na Expoleste, em Barra do Garças.  Foto:: JPA


Juntos pelo Araguaia

Lançado em 2019 pelos governos federal e estaduais de Goiás e Mato Grosso, o maior programa de recuperação de bacia hidrográfica do mundo iniciou a operação do Escritório Executivo em Barra do Garças. O Juntos pelo Araguaia está investindo R$ 2,8 milhões da conversão de multas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Em Mato Grosso, os recursos investidos são obtidos por meio de um Termo de Ajuste de Conduta firmado junto ao Ministério Público, que prevê o pagamento de multas com serviços ambientais. 

Na primeira etapa, o projeto é executado em 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses. Em Mato Grosso, as cidades impactadas são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet