Notícias / Prefeitura de Água Boa

16/09/23 às 15:10

MEI de Água Boa, é hora de regularizar sua situação

Se está em dívida, procure a Sala do Empreendedor na Prefeitura Municipal

Cristiane Cândido | Ascom

Imprimir Enviar para um amigo
MEI de Água Boa, é hora de regularizar sua situação

Foto: Assessoria

Você sabia que a existência de débitos junto à Receita Federal do Brasil (RFB) e/ou à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), pode gerar exclusão dos Microempreendedores Individuais (MEI), do Simples Nacional?

A partir deste mês de setembro, todo MEI que está em dívida passa a receber um TERMO DE EXCLUSÃO DO SIMPLES NACIONAL acompanhado da relação das pendências.

Para regularizar sua situação ou esclarecer dúvidas, procure a Sala do Empreendedor na Prefeitura Municipal de Água Boa, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. 

Veja a seguir o que a Receita Federal diz sobre a exclusão do Simples Nacional, cancelamento de CNPJ, os benefícios em regularizar a situação do MEI e como fazer essa regularização:

O que acontece com o MEI quando ocorre a exclusão do Simples Nacional? 

No caso de exclusão do Simples Nacional, o CNPJ continuará ativo, mas perderá o benefício de recolher o tributo em valores fixos mensais e ficará sujeito às regras de apuração com base no lucro real ou lucro presumido. 

O MEI que deixar de apresentar a Declaração Anual Simplificado para o MEI (DASN-Simei)  por um período superior à 90 (noventa) dias (contados do vencimento do prazo de entrega) poderá ter a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) tornada inapta. 

O prazo para entrega da DASN-SIMEI, situação NORMAL, é até o último dia do mês de maio do ano-calendário seguinte. A declaração estará disponível para preenchimento a partir de janeiro do ano seguinte. Ex.: o prazo para entrega da DASN-SIMEI do ano-calendário 2022 foi até 31/05/2023. A declaração do ano-calendário 2023 poderá ser entregue a partir de janeiro de 2024.

Quais as consequências de ter o CNPJ inapto? 
  •  Não é possível emitir notas fiscais e licenças; 
  •  Os alvarás são cancelados; 
  •  As dívidas passam para o nome do microempreendedor, que é o responsável pelo CNPJ. Assim o CPF do profissional fica “sujo”, dificultando a obtenção de empréstimos e financiamentos próprios. 
ATENÇÃO!  No Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) e no Portal e-Cac é possível acessar as notificações enviadas pela RFB. 
Quais os benefícios em regularizar a situação do MEI? 
  • Preservar a inscrição no Simples Nacional e enquadramento no MEI; 
  • Se manter como segurado no INSS, garantindo benefícios como auxílio-doença e aposentadoria; 
  • Evitar a cobrança judicial dos débitos; 
  • Facilidade para financiamento, empréstimos e abertura de conta em nome da empresa; 
  • Apuração de seus débitos em valores fixos pelo PGMEI
Como posso consultar débitos e pendências? 
  • Através do PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção "Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei"; 
  • Ou pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS. 
Como posso fazer a regularização do MEI? 
  • Para pagar ou parcelar os débitos em atraso, é possível fazer no Portal do Simples Nacional ou pelo App MEI; 
  • Para os débitos que já estão em Dívida Ativa (cobrados pela Procuradoria da Fazenda Nacional), o pagamento deve ser realizado da seguinte forma: 
    • Débito de INSS deve ser recolhido em DAS DAU (documento específico para Dívida Ativa da União), gerado pelo Regularize
    • Débito de ISS e ICMS diretamente em guia própria do Município ou Estado responsável pelo tributo; 
  • A entrega da DASN-Simei pode ser realizada pelo Portal do Simples Nacional ou pelo App MEI.  
  Caso a empresa não esteja mais funcionando, é necessário baixar o CNPJ. Para isso, acesse o Portal do Empreendedor.

   A baixa do CNPJ não desobriga o empresário de regularizar todas as obrigações relativas aos períodos anteriores à baixa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet