Notícias / Prefeitura de Água Boa

06/09/23 às 11:33 / Atualizada: 06/09/23 às 11:42

Prefeitura de Água Boa decreta ponto facultativo nesta sexta-feira 8/9, pós-feriado da Independência

Fernanda Moraes | Ascom - AB

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Prefeitura de Água Boa decreta ponto facultativo nesta sexta-feira 8/9, pós-feriado da Independência

Foto: AguaBoaNews

Esta semana será curta para muitos trabalhadores brasileiros, já que a quinta-feira (7), Dia da Proclamação da Independência do Brasil, é considerada feriado nacional.

Após o feriado, na sexta-feira (8), o ponto facultativo foi decretado no município de Água Boa, de acordo com a lei nº 4.154/2023. O documento foi assinado na manhã desta quarta-feira (6), pelo prefeito Mariano Kolankiewicz Filho – Dr. Mariano (MDB).

Conforme documento, “fica decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais, o dia 8 de setembro de 2023, sem prejuízo da prestação de serviços e plantões necessários às atividades de caráter essencial”.

Vale ressaltar que, ainda que seja declarado ponto facultativo, a legislação não obriga as empresas privadas a suspenderem seus trabalhos.


O que é ponto facultativo?

O ponto facultativo refere-se à rotina do funcionalismo público, envolvendo dias úteis de trabalho (geralmente entre feriados e finais de semana) nos quais os funcionários públicos, em razão de legislação própria federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, são dispensados do trabalho sem prejuízo da remuneração.


Como funciona o ponto facultativo nas empresas privadas?

Ainda que seja declarado ponto facultativo no estado ou município, isso não obriga os empregadores da iniciativa privada a suspenderem seus trabalhos.

O que pode ser feito é as empresas e funcionários fazerem acordo para que todos folguem após o feriado.


Notícia relacionada:
7 de Setembro: População de Água Boa é convidada para prestigiar Desfile da Independência

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet