Notícias / Logística

04/09/23 às 21:45 / Atualizada: 04/09/23 às 22:32

Ibama libera licença para obras do contorno leste da BR-158 no Norte Araguaia de MT

A informação foi confirmada pelos senadores Wellington Fagundes e Mauro Carvalho

Redação AguaBoaNews

com Semana 7

Imprimir Enviar para um amigo
Ibama libera licença para obras do contorno leste da BR-158 no Norte Araguaia de MT

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou nesta segunda-feira (4) a Licença de Instalação (LI) para as obras do Contorno Leste da BR-158, na região Norte Araguaia de Mato Grosso. A informação já foi confirmada pelo senador licenciado Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura, e pelo senador Mauro Carvalho.

Com a liberação, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Logística (DNIT) poderá prosseguir com a assinatura dos contratos de execução junto às empresas, que estarão liberadas para mobilizar canteiro de obra após a ordem de serviço.

A obra em questão trata-se da pavimentação de um novo traçado que contorna a Terra Indígena Marãiwatsédé, isso porque o trecho original da rodovia que corta a reserva, entre os km 201,2 (Canabrava do Norte) e o km 330,5 (Bom Jesus do Araguaia), não pode ser asfaltado para a preservação de aspectos culturais e existenciais do povo Xavante.

Para a pavimentação de cerca de 190 quilômetros do traçado alternativo, o DNIT dividiu o projeto em dois lotes que, somados, alcançam investimentos de quase meio bilhão de reais. O primeiro contrato no valor de R$ 179 milhões foi firmado com o consórcio Construcap-Igis, responsável pelo LOTE A – um trecho de 93,99 km, iniciando no km 201,2 da BR-158, região do Posto do Luisinho, até Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242. Já o LOTE B será executado pelo consórcio Bandeirantes-Destesa-RTA, em um contrato no valor de R$ 249,7 milhões, referente a um trecho de 101 km, iniciando da intersecção até a região do Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia.

Em agosto deste ano, o governo federal definiu as obras de pavimentação da BR-158 como uma das prioridades no novo Programa de Aceleração do Crescimento. 

 
Contorno Leste - Foto arquivo 2019  Semana 7


Foto: Adriano Cambrini, Opan - Traçado Original cortando a Terra Indígena Marãiwatsédé
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet