Notícias / Justiça

14/07/15 às 14:12 / Atualizada: 14/07/15 às 14:15

MPF promove audiência pública sobre a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade

Evento ocorrerá no dia 18 de julho, às 9h, na Câmara Municipal da cidade

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), com apoio da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural), realiza, no dia 18 de julho, audiência pública para debater a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, na Câmara Municipal da cidade, a partir das 9h.

A proteção e valorização da cultura local expressa pela festividade estão entre os pontos de discussão da audiência pública, que irá reunir representantes do MPF, governo e sociedade civil. O objetivo é tornar a Festança mais visível como expressão cultural, chamando a atenção da comunidade local, do entorno e do próprio estado para a importância de sua preservação.
 
Também estão na pauta dos debates as atuais dificuldades e maiores desafios da comunidade para preservação da Festança, o registro como instrumento apto à proteção do patrimônio cultural imaterial brasileiro junto ao Iphan, o papel da sociedade, da União, do Estado de Mato Grosso e do Município de Vila Bela da Santíssima Trindade na proteção e promoção do patrimônio cultural imaterial.
 
“Festança” - O evento tradicional homenageia o Divino Espírito Santo com expressões culturais como a Dança do Congo e a Dança do Chorado e a fabricação do Canjinjin, bebida típica do município produzida à base de cachaça, gengibre, mel, canela, ervas aromáticas e outros componentes, preparada somente por mulheres.
 
A celebração, de grande valor histórico para a cidade, é dividida em duas partes: a preparação, caracterizada por reza, folia, levantamento de mastro e alvorada dançante. A segunda parte segue com missa, sorteio de novos festeiros, almoço e jantar.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet