Notícias / Justiça

02/09/23 às 09:09

Sesp entrega 8 mil livros para Sistema Penitenciário e Socioeducativo

As obras fazem parte da campanha "Leitura que Transforma", e visa promover o hábito da leitura dos privados de liberdade

Larissa Azevedo | Sesp

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sesp entrega 8 mil livros para Sistema Penitenciário e Socioeducativo

Foto: Sesp

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) iniciou, nesta sexta-feira (01.09), a entrega de mais de 8 mil livros para o Sistema Penitenciário e Socioeducativo. As obras fazem parte da campanha "Leitura que Transforma" e foram recebidas em solenidade realizada no Tribunal de Justiça. Os exemplares arrecadados têm a finalidade de promover o hábito da leitura e reflexão para os privados de liberdade. 

A campanha é uma iniciativa do Poder Judiciário e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), e conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que arrecadou mais de 2.200 livros. A ação foi destinada à reposição dos livros educativos da Sesp.  

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, destaca a importância da campanha para o desenvolvimento pessoal de cada preso, e afirma a abrangência do projeto em todas as unidades do Sistema Penitenciário e do Socioeducativo de Mato Grosso.  “Esses livros serão distribuídos nas 41 unidades do Sistema Penitenciário, e também nas unidades socioeducativas. Isso ajuda na ressocialização e na reinserção deles no seio social”, ressalta. 

A “Leitura que Transforma" oferece ao reeducando a oportunidade de reduzir a pena por meio dos livros. De acordo com a resolução 391 do Conselho Nacional de Justiça, essa redução pode chegar a até 48 dias no período de 12 meses, sendo que o detento possui o direito de ler até um livro por mês. Para isso, o termo exige que o reeducando escreva uma resenha após cada leitura, que é avaliada por uma comissão, constituída por juízes da execução penal. 


A secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, responsável pelo Sistema Socioeducativo, também confirma a importância do arrecadamento dos livros para os jovens internados. “No sistema educativo nós temos o Plano Individual de Atendimento, e cada livro vem a incorporar pedagogicamente, porque é nele que o adolescente desenha o seu futuro. Será maravilhoso receber esses conteúdos”, destaca.  

O supervisor do GMF, desembargador Orlando de Almeida Perri, ainda salientou a necessidade da ação para garantir o desenvolvimento da leitura das pessoas em situação de cárcere, oferecendo ocupação e conhecimento. 

A campanha teve início no dia 12 de maio e foi encerrada em 5 de agosto, com a meta inicial de dois mil livros superada em mais de 300%. Os cidadãos podem colaborar com a doação de obras mesmo fora do período de campanha. O doador pode contribuir diretamente nas unidades penitenciárias de suas cidades, colaborando para tornar todas as bibliotecas mais equipadas e adequadas para atender às demandas necessárias.

Também participaram do evento a presidente da OAB, Gisela Cardoso, e o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves. 

(Com supervisão de Fabiana Mendes)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet