Notícias / Prefeitura de Água Boa

28/08/23 às 15:59

Campanha de vacinação antirrábica é encerrada com 6.160 animais imunizados em Água Boa

A campanha de vacinação começou no dia 24 de julho e foi realizada na zona rural e urbana de Água Boa.

Fernanda Moraes-ASCOM

Imprimir Enviar para um amigo
Campanha de vacinação antirrábica é encerrada com 6.160 animais imunizados em Água Boa

Foto: Assessoria

O 'Dia D' da vacinação antirrábica para cães e gatos da zuna urbana de Água Boa foi realizado neste último sábado (26), concentrado em 7 pontos estratégicos do município. Ao todo, 2.280 animais foram imunizados contra a doença infecciosa, transmitida entre animais para as pessoas, sendo fatal em quase 100% dos casos.

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde aconteceu das 8h às 17h no Ginásio de Esportes Domingos Zandoná, ESF Vila Nova, ESF Guarujá, ESF Primavera, ESF Cristalino, ESF Operário e no ESF Central.

Importante destacar que, apesar do Dia D já ter sido realizado, a vacinação seguirá acontecendo na Vigilância Sanitária Municipal, no bairro Universitário, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.

A campanha de vacinação antirrábica está sendo realizada desde o dia 24 de julho, iniciada nos interiores do município. Na zona rural, foram vacinados 3.880 animais a partir de três meses de idade, destes 3.357 cães e 523 gatos.

Com o cronograma de locais programados concluídos, a equipe da Vigilância Sanitária vacinou na zona rural e urbana 6.160 animais, sendo desses 5.282 cães e 878 gatos.

VACINACAO CAES E GATOS

Vacina antirrábica: entenda o que é e qual a importância para o pet


A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

Como é transmitida a raiva?

A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos.

Entre seres humanos a transmissão ocorre por intermédio de doação de órgãos quando o doador está infectado. No entanto, esses casos são raros e ainda mal documentados.
 
GRUPO VACINACAO 01 GRUPO VACINACAO 02 GRUPO VACINACAO 03 GRUPO VACINACAO 04

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet