Notícias / Saúde

24/08/23 às 11:19 / Atualizada: 24/08/23 às 11:24

Estoque Baixo - MT Hemocentro realiza coleta de sangue neste sábado (26) em Cuiabá

Objetivo é melhorar o estoque e dar oportunidade a quem não consegue doar durante a semana

Fernanda Nazário | SES-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Estoque Baixo -  MT Hemocentro realiza coleta de sangue neste sábado (26) em Cuiabá

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita

Foto: Fernanda Nazário

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas de sangue neste sábado (26.08), das 7h30 às 12h. O objetivo da ação é aumentar o estoque de sangue e dar oportunidade a quem não consegue doar durante os dias de semana.

O agendamento para a doação deve ser realizado por este link. Embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento a maior carência é pelos tipos negativos, sendo eles A-, B- e O-.

"É importante mantermos o estoque de sangue sempre regular para atender as necessidades dos hospitais públicos do Estado. Dessa forma, auxiliamos as unidades a salvar diversas vidas. A equipe do MT Hemocentro está empenhada nessa missão. Por isso, neste sábado, abriremos excepcionalmente pela manhã, como forma de contemplar os doadores que não podem vir de segunda a sexta-feira", diz a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Quem pode doar?

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável. Os candidatos precisam ter idades entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e nunca devem doar sangue em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. 

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso e evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Serviço

Além do link de acesso, as doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624. A sede do MT-Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá.

O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet