Notícias / Negócios

29/02/16 às 14:16

Como aumentar o tráfego do e-commerce

Leander Quadros*

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Vamos partir do princípio que já tenha definido o seu público de interesse, alguns indicadores (KPIs) para medirmos se estamos no caminho certo e definir uma verba para o nosso objetivo. Tendo esses princípios bem definidos, vamos para as ações básicas de marketing digital. O ideal é que sejam ativadas todas as ações sugeridas, embora possam ter restrições em algumas, dependendo do segmento.
 
Vamos começar pelo SEO Off page, sugiro que seja inserido em suas ações de marketing digital pelos seguintes motivos:
  1. Posicionamento orgânico gera mais credibilidade;
  2. Investimento baixo;
  3. O trabalho se sustenta por mais tempo;
  4. 75,93% dos usuários preferem clicar nos resultados orgânicos.
Com o SEO Off page geramos acesso ao site qualificado e melhora no posicionamento de determinada categoria, produto ou serviço.
 
Link patrocinado, a forma mais rápida de gerar tráfego para um site, trabalhando com uma boa agencia ou freelancer e o trabalho sendo bem desenvolvido conseguimos atingir um tráfego bem qualificado para o site em pouco tempo. O que vai determinar o volume de tráfego é a verba investida na plataforma, sendo que geralmente inserimos créditos e vai redimensionando as campanhas conforme a estratégia estabelecida. O ponto negativo é que assim que parar de investir não irá mais receber tráfego dessa mídia.
 
Outra forma de gerar tráfego é utilizar as redes sociais, fan pages, contas em twitter, instagram, pinterest, google plus, linkedin, entre outros. Nesses canais também leva um tempo para se estabelecer, porém bem feito e definindo o tom de voz que terá com seu publico de interesse o tráfego é bem qualificado e o termômetro para isso é medido através do fluxo de seguidores, tanto perda de seguidores quanto os novos. Nesses canais o que realmente interessa é a curadoria de conteúdo específico do segmento mesclado com ofertas, porém tem que ser bem dosado, mas o resultado sobre o fluxo de postagens só saberemos na prática.
 
Nas redes sociais podemos também criar anúncios, utilizando as plataformas de Ads de cada rede social, quando disponível, para isso precisamos de um investimento diário, que pode ser debitado de cartão de crédito. Funciona mais ou menos como link patrocinado, porém nesse caso você consegue definir realmente o público de interesse que será impactado. Uma forma rápida de gerar volume, porém não tão mais rápida quanto ao link patrocinado.
 
Fora essas 4 ações de marketing digital que julgo ser essencial em todo planejamento de marketing digital, existem outras mais elaboradas e que exige mais conhecimento técnico e estratégico da ferramenta e também os investimentos iniciais são maiores.
 
Com essas ações bem aplicadas e após as aplicações e os ajustes das ações necessárias, será possível otimizar o investimento e de forma natural o volume de acessos ao site aumentará periodicamente.
 
*Leander Quadros é Performance Manager na ABlab Marketing de Performance.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet