Notícias / Negócios

29/02/16 às 13:57 / Atualizada: 29/02/16 às 14:01

Controlar estoque é fundamental para evitar prejuízos

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Para quem possui uma empresa, das mais novas e inexperientes no mercado até aquelas que já estão consolidadas em sua área, é muito importante se precaver para evitar prejuízos, que podem colocar a saúde financeira do empreendimento em risco. Entre os principais setores de qualquer empresa está o estoque.
 
É necessário compreender que nessa parte ficam os produtos essenciais para que a empresa possa realizar suas atividades, seja de produção, seja de venda, com mais segurança e tranquilidade. As peças bem protegidas garantirão o sucesso e a satisfação dos clientes, mantendo a reputação da companhia como algo positivo e garantindo que os consumidores voltem a fazer negócio, além de conquistar novas parcelas do mercado.
 
Veja algumas dicas para manter a gestão de seu estoque em dia e com qualidade, protegendo seus lucros e finanças.
 
Analise a demanda
Um passo importante para gerir um estoque é analisar a demanda do mercado para aquele produto. Ou seja, ter uma ideia de quanto será vendido é muito importante para que você não perca ao desperdiçar muitos produtos que não foram vendidos ou ao deixar de vender porque foram produzidos em quantidade menor do que a solicitada pelos seus consumidores.
 
No entanto, é importante ter em mente que nem sempre o estoque deverá ser um número exato. Para alguns itens, é importante ter uma margem de segurança, para mais ou para menos, de acordo com o risco que é mantê-los em estoque por mais tempo. Por isso, o ideal é calcular a demanda de segurança de cada item, assim você não colocará em risco a sua produção ou o seu lucro.
 
Defina estoque mínimo
É importante também definir qual é o estoque mínimo de cada produto. Diversos livros, cursos ou até mesmo fórmulas do Excel podem ajudá-lo a chegar a esse número, facilitando sua vida no momento de adquirir, aumentar ou diminuir a sua produção, evitando o desperdício.
 
Entre os fatores que devem ser levados em consideração está o tempo em que um produto leva para ser vendido desde que chegou ao seu estoque até o momento em que ele chega nas mãos do cliente. Também deve ser computado o tempo que ele leva para chegar do fornecedor a sua empresa ou para ser produzido, de maneira que você possa deixar uma quantidade menor se este tempo for pequeno ou uma quantidade reserva se demorar muito - evitando perder a venda.
 
Escolha um modelo de reposição mais adequado
Todo estoque deve ser reposto e você deve escolher a melhor maneira de fazer isto. As duas mais comuns são a reposição contínua e a reposição agendada. Na primeira, mais indicada para produtos que costumam definir os lucros do seu negócio, o mais importante é que você não deixe faltar. Portanto, quando o item chega a um número mais baixo, ele já deve ser reposto.
 
No outro caso, essa reposição é agendada, ou seja, em dias já determinados você receberá em seu estoque mais itens daquele modelo. Esse caso é mais indicado para os produtos que representam uma parcela menor do seu lucro.
 
Proteja seu estoque

Um fator decisivo também diz respeito a maneira que você guarda seu estoque. Escolher a melhor maneira de guardar estes itens e organizá-los deixa o seu trabalho mais eficiente e evita perdas devido à negligência. Por isso, busque manter estes produtos em áreas protegidas e que ofereçam as condições ideais para sua manutenção.
 
Uma das maneiras de deixar seu estoque bem seguro é escolher armazená-lo dentro de galpões adequados para essa função. Existem empresas que oferecem o aluguel de galpões de diversos modelos, formatos e tamanhos, de acordo com a sua necessidade e o espaço disponível para a instalação da estrutura.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet