Notícias / Prefeitura de Água Boa

17/08/23 às 22:05

Reunião na sede do novo P.A. Nacional reunie cerca de 267 parceleiros e autoridades

Tener Baumgardt | Ascom

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Reunião na sede do novo P.A. Nacional reunie cerca de 267 parceleiros e autoridades

Foto: Tener Baumgardt | Ascom

Na quarta-feira (16) o Prefeito Mariano Kolankiewicz Filho - Dr. Mariano (MDB) e autoridades da Prefeitura, do Incra e da Empaer reuniram-se novamente com os parceleiros do Projeto de Assentamento (PA) Nacional. Ao todo são 267 famílias que receberam suas propriedades em janeiro de 2023 e estão se instalando no local, há cerca de 120 km do perímetro urbano de Água Boa, próximo do córrego Coronel Vanick.

A reunião aconteceu na sombra de um grande pé de manga, na antiga sede da propriedade, por volta das 8h30. Além do gestor, o encontro contou com a participação da vice-prefeita Rejane Garcia, do Secretário Municipal de Infraestrutura Fabrício Pedroso, do Secretário Municipal Adjunto da Agricultura Familiar Otacílio Barboza, do Superintendente do Incra de Barra do Garças Isaac Sarmento, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Gilmarzinho, do Presidente da Associação dos Moradores do PA Nacional Roque Oliveira, da Coordenadora Municipal do Programa Titula Brasil Isete Santini, do representante da Empaer Alisson Lorenzon, do representante do Deputado Estadual Dr. Eugênio Paiva, Amauri Moresco, do Presidente da Câmara Municipal Ari Zandoná e dos vereadores Demilson 'Bicho', Eva Pereira, Júnior Silveira e Leonardo Leite Ribeiro.

O encontro foi, em suma, para orientar os parceleiros sobre o avanço dos compromissos assumidos pela Prefeitura para com a estruturação do assentamento. Em sua fala, Isaac Sarmento observou as vantagens exclusivas e inéditas que este projeto possui, contando com um linhão de energia elétrica passando por quase toda a extensão das terras, uma boa estrada principal e antigos alojamentos que poderão ser adaptados para futuros serviços de saúde e da associação dos moradores.

Segundo o Presidente da Câmara, Ari Zandoná, o compromisso que o INCRA passou para o executivo de Água Boa foi uma grande e pesada missão, que exige um forte orçamento e que não estava previsto na lei para este ano, tornando-se um desafio burocrático e de extrema responsabilidade fiscal para o Prefeito.

Dr. Mariano adiantou que todas as medidas estão sendo adotadas, desde janeiro, para que o básico de estrutura alcance essa nova comunidade rural, mediante a busca de apoio estadual e federal. O Prefeito revelou que a linha de ônibus escolar e o roteiro de agentes de saúde e de assistentes sociais já estão definidos para passar periodicamente no novo PA.

A prioridade está na criação de poços artesianos estratégicos para o amplo fornecimento de água às propriedades, requisito mínimo para que os beneficiados residam no local. Alguns deles já abriram cisternas e estão evoluindo construções com recursos próprios, incluindo uma pequena mercearia.

"Vamos ajustar algumas estradas necessárias [...] já estamos buscando 4 poços com reservatório junto ao governo do estado [...] uma patrulha mecanizada para revezar entre os produtores da agricultura familiar [...] e a inclusão daqueles que se encaixarem no programa de habitação rural do Governo Federal" - proferiu Dr. Mariano.

As boas novas foram recebidas com palmas unânimes dos parceleiros que, apesar da espera, estão confiantes no apoio dos órgãos em suas necessidades e questões legais.
Outras preocupações dos órgãos dizem respeito a fiscalização das divisas dos lotes e orientações sobre questões ambientais, principalmente daqueles que têm propriedades na divisa com o córrego ou com reserva de mata.
  • Reunião na sede do novo P.A. Nacional reunie cerca de 267 parceleiros e autoridades
  • Reunião na sede do novo P.A. Nacional reunie cerca de 267 parceleiros e autoridades
  • Reunião na sede do novo P.A. Nacional reunie cerca de 267 parceleiros e autoridades

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet