Notícias / Internacional

02/08/23 às 10:02

A aposta da Rússia na Ucrânia

No ano passado, a falta de grãos ucranianos no mercado global provocou um salto de 20% nos preços.

Leonardo Gottems / Agroin

Imprimir Enviar para um amigo
A aposta da Rússia na Ucrânia

Foto: Enrique por Pixabay

A saída da Rússia do acordo de grãos do Mar Negro, seguida por barragens de greves desencadeadas nos portos de Odesa, no rio Mykolaiv e, mais recentemente, no rio Danúbio, ameaça mergulhar a indústria de grãos ucraniana no caos.

Ao desistir do acordo há duas semanas, a Rússia pode ter sofrido algumas perdas de reputação, e as promessas feitas pelo presidente russo, Vladimir Putin, durante a cúpula em Moscou, de fornecer grãos aos países africanos gratuitamente devem custar milhões de dólares ao tesouro do país. . No entanto, os benefícios potenciais da estratégia russa podem justificar os sacrifícios, disseram analistas à World Grain.

Mesmo quando o acordo de grãos estava operacional, a Rússia tem se esforçado muito para expulsar a Ucrânia de seus principais mercados de exportação de grãos, explicou Andriy Dykun, chefe do Conselho Agro ucraniano. As embarcações passaram um tempo significativo esperando por inspeções no porto de Istambul, forçando os afretadores a rescindir os contratos e os compradores a se recusarem a aceitar a carga, acrescentou.

No ano passado, a falta de grãos ucranianos no mercado global provocou um salto de 20% nos preços globais dos grãos, colocando em risco os consumidores na Ásia e na África e alimentando a inflação de alimentos em todo o mundo. Há sinais de que o novo bloqueio às exportações de grãos ucranianos por via marítima levará a consequências semelhantes, disse Dykun.

“Ao fechar as exportações da Ucrânia, a Rússia provoca uma ameaça de fome mundial e estabelece uma situação em que muitos países veem a dependência de seus suprimentos aumentar”, disse Dykun, expressando a opinião de que a substituição gradual de grãos ucranianos por grãos russos no ano passado se encaixa perfeitamente nessa lógica. “Desde os primeiros dias, a iniciativa dos grãos foi simplesmente uma forma de a Rússia manipular as potências mundiais.”

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet