Notícias / Água Boa

01/08/23 às 09:34

Vacinação antirrábica em cães e gatos será realizada na zona rural de Água Boa; veja o cronograma

A ação tem como meta vacinar os animais contra a raiva, uma doença letal para os pets e que pode ser transmitida para o ser humano

Fernanda Moraes | Ascom - AB

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vacinação antirrábica em cães e gatos será realizada na zona rural de Água Boa; veja o cronograma

Foto: Sharon McCutcheon/Pexels

A Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos da zona rural acontece até o dia 11 de agosto e será finalizada com o dia “D”, em todos os PSF’s de Água Boa, no dia 28 de agosto. A atuação tem como meta vacinar os animais contra a raiva, uma doença letal para os pets e que pode ser transmitida para o ser humano. 
 
O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde foi iniciado no dia 24 de julho e está na terceira fase do cronograma desenvolvido pela pasta. 
 
De acordo com a equipe de saúde, nesta segunda-feira (31), a ação está sendo realizada no PA. Jaraguá. Durante a manhã (matutino) a vacinação é realizada no PSF da localidade e, na parte da tarde (vespertino), a equipe se deslocará até as propriedades da região.
 
O cronograma segue durante todo o mês de agosto. Confira:
 
04/08/2023
- Mercado Cristal, Itaquere e Mata Verde, das 07h30 às 10h;

 
- Gleba Martins, Banco Safra (almoço), Tiaraju, Gabe, Chaparral, Coral e Placas, das 10h30 às 12h;
 
- Paulinho Gelo, Vau, Colorado, Derlan, Andrilolo, das 13h às 16h.

 
07/08/2023
- Junior Garruti, Rodrigo, Inocencia, Alceu, Brasil Central, Choumina e Leandro Teixeira, das 08h às 11h;

 
- PA. Jatobazinho (igrejinha), das 13h às 15h;

 
11/08/2023
- Cachorro Sentado e Jatobazinho (propriedades), das 08h às 11h;

- Jockeclub, Celio Josiel, Tunica, das 13h30 às 16h30;

 
26/08/2023
- Dia D - todos os PSF da cidade, das 08h às 17h.

 
Vacinação antirrábica e controle da raiva no Brasil
 
A raiva é uma doença infecciosa aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, com letalidade de aproximadamente 100%. É transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados.
 
Com a intensificação das ações de vigilância e controle da raiva canina e felina nos últimos 30 anos, o Brasil alcançou significativa redução nas taxas de mortalidade por raiva humana, com o predomínio de casos em caráter esporádicos e acidentais. No período de 2010 a 2018, foram registrados 36 casos de raiva humana, sendo que em 2014, não houve casos, no país. (com informções do Ministério da Saúde)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet