Notícias / Meio Ambiente

28/07/23 às 18:46 / Atualizada: 28/07/23 às 19:02

Carta do Rei Charles III endereçada a Cacique Raoni cita Programa REM MT e compromisso com preservação da Amazônia

Carta do Rei Charles III endereçada a Cacique Raoni cita Programa REM MT e compromisso com preservação da Amazônia

Foto: Assessoria

Em 28 de junho, dia em que é celebrado os 60 anos de luta pelos direitos dos povos indígenas, o cacique Raoni Metuktire, reconhecido internacionalmente pela defesa dos direitos indígenas, recebeu uma carta do Rei Charles III, do Reino Unido. A carta foi lida durante o Chamado do Raoni, evento que reúne mais de 800 indígenas de 54 povos do Brasil, na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, a 932 km de Cuiabá. 

Na mensagem, lida pela Encarregada de negócios do Reino Unido, Melanie Hopkins, o rei parabeniza o cacique pela luta em defesa da terra e cita como o Reino Unido firmou compromisso de preservar o meio ambiente e o apoio aos povos indígenas, por meio dos investimentos pelo país através do Programa REM MT. O evento no Alto Xingu recebeu apoio de R$80.000,00 do REM MT para custeio de logística e organização.

Charles III também relembrou a visita que fez à Amazônia, em 2009, e reconheceu a atuação do líder indígena na preservação da floresta e proteção dos povos originários.


Investimento estrangeiro



Dando continuidade ao compromisso de apoiar MT nas ações de preservação ambiental, o Reino Unido, a Alemanha e o Estado de MT assinaram um novo acordo de cooperação para a realização da Fase 2 do Programa REM MT, no dia 11 de julho de 2023. Agora, mais 171 milhões de reais foram investidos para novos projetos e ações ambientais que visam a manutenção da floresta em pé.

De acordo com a coordenadora do Programa REM MT, Ligia Vendramin, que está presente no encontro, se ver parte deste processo de conservação ambiental que acontece em Mato Grosso, através dos investimentos do Programa REM MT - que tem como financiadores os governos da Alemanha e do Reino Unido -  tem uma valor inestimável.

"É muito especial poder perceber como a gente consegue fazer estas conexões entre países estrangeiros e os povos indígenas, fazendo o dinheiro chegar para quem mais precisa. E estar fazendo parte disso é extremamente especial e enriquecedor", ressalta a coordenadora do REM MT.



Chamado do Raoni

O encontro, que começou na segunda-feira (24/07) e segue até esta sexta-feira (28/7), conta com mais de 800 indígenas, sendo 54 representantes dos povos originários, além de representantes políticos. Na oportunidade, também foi anunciada uma carta com reivindicações sobre o marco temporal, mudanças climáticas e ações do ser humano sobre a natureza. O documento deve ser enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse é o segundo encontro realizado na história do povo indígena em Mato Grosso. A primeira edição foi em janeiro de 2020, antes da pandemia. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet